A agência de intercâmbio faliu? E agora?

A agência de intercâmbio faliu? E agora?

0
SHARE
agência de intercâmbio faliu

Como eu tenho alguns posts de intercâmbio aqui no blog, e trabalho com isso, tem uma GALERA me mandando perguntas sobre as agências que estão falindo e abandonando os estudantes. Semana passada, houve um outro caso super preocupante e outra agência de intercâmbio faliu – muito grande e conhecida aqui no Brasil – e deixou quase 1.000 clientes a ver navios…

  • Estudantes que já quitaram o curso, mas não vão conseguir embarcar.
  • Estudantes que chegaram na escola e não vão conseguir estudar porque a agência não pagou o curso.
  • Estudantes que compraram dólar e euro com a agência e não vão receber o dinheiro.

Muito, muito triste!

Definitivamente, esse não é um post que eu gostaria de escrever, mas…

Por conta disso, achei que seria legal escrever esse post para esclarecer algumas coisas e dar algumas dicas mais práticas para quem está planejando intercâmbio.

agência de intercâmbio faliu

#1 NEM SEMPRE A AGÊNCIA GRANDE É SINÔNIMO DE SEGURANÇA

Mesmo com milhares de alunos embarcados e dezenas de escritórios no Brasil, há bons e maus administradores em qualquer porte de empresa. E há também pessoas de bom e mau caráter.

Por isso, é muito importante você fazer todas as perguntas do mundo para a agência que você está pensando em contratar e só feche o negócio se você se sentir muito seguro, se a agência te passar muita confiança.

#2 MELHOR PREÇO NÃO É GARANTIA DE MELHOR SOLUÇÃO

Sabe aquela história de milagre ninguém faz? Quando o milagre é demais, o santo desconfia? É isso. Muitas agências fazem promoções mirabolantes e, para isso, diminuem seu faturamento só para conseguir fechar contrato com o aluno. Algumas vezes, o próprio “consultor” tira da comissão dele pra bater a meta do mês.

E acaba que a empresa não fatura aquilo que ela precisa pra se manter saudável e entregar o que prometeu. Eu sempre peço cautela aos estudantes na hora de fechar “aquela promoção”, o barato, muitas vezes, sai muito caro.

#3 NÃO ACREDITE CEGAMENTE NOS “CONSULTORES”

Como falei ali em cima, muitos consultores mal-intencionados diminuem suas comissões para bater a meta do mês. Mas muitos, além disso, prometem o que não podem cumprir, falam coisas que não entendem, dão informação errada, tudo pra fechar o contrato e ganhar a comissão.

Uma das coisas que eu mais vejo são consultores falando com muita propriedade sobre países que nunca conheceram… acho o ó! Só porque ele fez um intercâmbio na vida, conheceu meia dúzia de países, ele acha que já é uma grande autoridade no assunto e nem dá espaço para o estudante fazer perguntas.

#4 NÃO, O MERCADO NÃO ESTÁ EM COLAPSO

Felizmente, o mercado não está em colapso e não é toda agência que vai falir. Eu sei que depois de tantos casos com agências tão conhecidas, as pessoas podem ter dúvidas quanto a isso. A Teraví, por exemplo, que é a minha empresa de intercâmbio, está com todas as contas em dia, no azul, caixa bacana e clientes super felizes.

#5 NÃO PAGUE O CURSO ANTES DO PRAZO E NÃO ESQUEÇA DA CONFIRMAÇÃO DE QUITAÇÃO

A maioria das escolas oferece um prazo de quitação bem parecido, entre 45 e 30 dias antes do início do curso. Por isso, nada justifica que a agência peça para o estudante quitar 3 meses antes. E mesmo que ela não peça, não faça isso. Termine de pagar no prazo estipulado e não viaje sem que a agência te entregue uma confirmação da escola de que está tudo pago: um recibo, um email ou uma carta, qualquer documento, desde que oficial, é válido.

agência de intercâmbio faliu

Minha agência de intercâmbio faliu, o que eu faço?

A primeira coisa, na minha opinião, é sempre procurar a agência e tentar um acordo, mesmo que você acabe perdendo um pouco de dinheiro. Abrir um processo pode custar mais e demorar anos pra ter alguma conclusão.

Se a tentativa de acordo não prosperar, você pode procurar nos grupos de intercâmbio outros estudantes com o mesmo problema e contratar um escritório de advocacia para iniciar um processo judicial.

MAS O MAIS IMPORTANTE DE TUDO: NÃO ACREDITE EM MILAGRES.

A sua agência de intercâmbio faliu? Fique à vontade para entrar em contato caso acredite que eu possa ajudar de alguma forma. Toda generosidade é importante nesse momento.

Obrigada por ler <3

Outros posts que você pode gostar:

Trabalhar e estudar no exterior

Como eu decidi fazer intercâmbio

Uma carta de amor a Londres

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY