SHARE

Um mergulho em Cuba… que sonho!!! Quem me acompanha já sabe que sou completamente apaixonada por Cuba. Inclusive, um dos posts que mais me emocionaram ao escrever foi justamente a carta de amor que escrevi sobre o país.

Quando a Flávia, que é uma amiga querida, me propôs escrever esse post sobre mergulho em Cuba eu achei o máximooo.

Também gosto muito de mergulhar, mas não tive essa experiência em Cuba, simplesmente porque eu não sabia nada. Meu curso de mergulho foi na Tailândia, lembra?

Adorei as informações que ela trouxe pra vocês. Espero que vocês gostem também. 😉

Mergulho em Cuba

Antes de começar a contar sobre nossa experiência, vale ressaltar que Trinidad não é a principal cidade para praticar mergulho em Cuba. Quem desejar uma experiência mais surpreendente de mergulho, pode se aventurar pela face norte e oeste da ilha, que possuem uma estrutura mais dedicada, como a Isla de La Juventud, Baía dos Porcos e María La Gorda.

Mergulho em Cuba
Praias lindas é o que não falta na ilha

Nossa viagem a Cuba não era focada na prática do mergulho, assim, para aqueles que também possuem poucos dias para conhecer o país e querem combinar passeios tradicionais e aproveitar para fazer um mergulho, uma visita à Playa Ancón, a cerca de 10 km do centro de Trinidad não deixará a desejar.

Minha intenção com este post é ajudar outros entusiastas, pois eu mesma tive muita dificuldade de encontrar informações a respeito, uma vez que a Playa Ancón não é um ponto de mergulho muito famoso.

Mergulho em Cuba, Playa Ancon
Na Playa Ancón, 5 km de areia branca e mar azul para relaxar após o mergulho

Dicas pra você dar um mergulho em Cuba

Muito bem, sabíamos que era possível o mergulho na Playa Ancón, pois o nosso guia de viagem mencionava brevemente esta possibilidade. Como eu também já havia lido que a maioria das excursões e passeios são agendados nos grandes hotéis do país, a primeira tentativa foi contatar o Hotel Ancón para informações, mas nunca obtive resposta do e-mail enviado.

Tentamos, então, um caminho diferente: pedir ajuda para nossos anfitriões Antônio e Mary. Os dois foram muito solícitos e prestativos, nossos anjinhos da guarda em Cuba. Além de nos passar todas as informações necessárias, ainda se ofereceram para reservar (e fazer o pagamento antecipado!) de nossos mergulhos.

Quero aproveitar e fazer um parênteses pra recomendar muito a estadia na casa deles: por toda ajuda, pela estrutura oferecida, pelo café da manhã delicioso e principalmente pelas conversas maravilhosas.

Mergulho em Cuba, casa de família em Trinidad
Este é o casal Antônio e Mary, nossos simpáticos anfitriões durante nossa estadia em Trinidad
Casa de família em Trinidad, Cuba
A Casa Antônio e Mary tem um terraço espaçoso que rende altos papos com o casal de cubanos
Casa de família em Cuba
A preocupação demonstrada pelos dois para que tudo saísse perfeito em nossa viagem

A escola de mergulho

O mergulho na Playa Ancón é operado pela escola Marlin que pertence ao governo e fica na parte de trás do Hotel Ancón (sim, o mesmo que não nos respondeu o e-mail), na beira da praia. A reserva antecipada é necessária e geralmente existem saídas para o primeiro mergulho às 9h da manhã e para o segundo às 11h.

Mergulho em Cuba
Escola Marlin

Para chegar até lá, um taxi desde Trinidad custa $8 cuc e leva cerca de 15 min (programe-se para sair com antecedência, se for sua primeira vez na praia). Na volta, é fácil encontrar outros turistas dispostos a compartilhar o taxi.

Existem mais de 20 pontos de imersão na região e os mesmos são decididos na hora, dependendo das condições do mar. Nós agendamos um mergulho duplo para cada um, o primeiro foi no ponto Corales de Ancón a 5 min de navegação da costa.

Mergulho em Cuba
Pontos de mergulho acessíveis a partir da Playa Ancón

Quando o mergulha termina, o barco retorna para a escola para fazer a troca de cilindros, deixar os mergulhadores que agendaram apenas um mergulho e pegar outros que agendaram para o segundo horário. A segunda descida foi no ponto Bajo Maria Aguilar, que fica a não mais que 10 min de navegação.

Mergulho em Cuba
Ansiosos pelo primeiro mergulho do dia

Os mergulhos

Nós levamos nossas máscaras e snorkels, mas se você não fizer questão, a escola oferece todos os equipamentos e roupa, que apesar de bastante usados estavam em boas condições.

Mergulho em Cuba
Equipamentos, muitos equipamentos
Mergulho em Cuba
Mais do que preparados!

Cada passageiro é responsável por carregar os cilindros e equipamentos alugados até o barco, e fazer a montagem dos mesmos. A licença internacional de mergulhador é solicitada e para aqueles que não possuem é possível fazer um curso rápido na própria escola (verificar com antecedência).

O grupo é dividido de acordo com a experiência dos mergulhadores e é possível mergulhar apenas com o seu dupla ou seguir um dos dive master da escola, o que achamos melhor já que ele conhece os pontos de maior interesse em cada local.

Mergulho em Cuba
Tudo pronto para a imersão!

Os dois mergulhos foram espetaculares, com visibilidade acima dos 15 metros, temperatura da água em torno de 26ºC, vida marinha diversificada e um solo oceânico de tirar o fôlego, recheado de corais e plantas.

No primeiro ponto atingimos 14 metros de profundidade e no segundo 20 metros (enquanto escrevo este parágrafo, estou pensando seriamente em investir em uma GoPro para registrar fotos submersas de meus próximos mergulhos).

E vamos ao que interessa: os preços! (referência mar/2017)

  • 1 mergulho: $35 cuc por pessoa, com todos os equipamentos incluídos.
  • 2 mergulhos: $64 cuc por pessoa, com todos os equipamentos incluídos.
  • Curso rápido para quem não possui a licença: $60 cuc por pessoa

Após o mergulho, recomendamos aproveitar o resto do dia na praia. Próximo ao hotel, existem opções de quiosques que servem lanches, pizzas ou prato de comida a preços bem honestos. Cervejas, mojitos e água de coco também fazem parte do cardápio.

Não esqueçam que após a prática de mergulho é recomendado aguardar 24h antes de pegar avião, por isso não deixem o mergulho para o último dia da viagem.

Por fim, recomendamos o mergulho em Trinidad para aqueles que gostam do esporte e não terão tempo de se deslocar para outras regiões da ilha. De quebra você terá a oportunidade de conhecer uma das cidades mais charmosas da ilha.

Ter ajuda de nossos anfitriões foi essencial para não perdermos tempo e nem dinheiro indo até a praia para fazer as reservas antecipadas, abaixo deixarei os contatos que peguei na própria escola para aqueles que preferirem o agendamento direto.

Pra você se organizar

Escola de Mergulho Marlin: www.nauticamarlin.com / Instrutor Igor: happydiver@nauta.cu
Casa de Antônio e Mary: antonio.cuervo@nauta.cu / Telefones: (53 41) 993791 | (53 53) 280847

E então, gente? Alguém se animou? Dá mais uma olhada nessa praia linda e me diz se não é o paraíso!!!

Mergulho em Cuba
Paraíso!

Espero que esse post ajude todo mundo que queira fazer um mergulho em Cuba e desbravar essa ilha incrível da qual eu já estou com saudade!

Obrigada por ler! <3

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY