Natal pelo mundo: 13 costumes de 13 países diferentes

Natal pelo mundo: 13 costumes de 13 países diferentes

0
SHARE

Hoje é dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Uhullll!!!

Muita gente aqui no Brasil está nos preparativos para a grande noite. Comidas, bebidas, decoração, tudo carinhosamente pensado e organizado para celebrar com as pessoas queridas.

É claro que não posso falar por tooodo o Brasil, porque sabemos que somos um país com muitas crenças e costumes diferentes. E nem todo brasileiro acredita em Jesus, nem todo brasileiro celebra seu nascimento. Nem todo brasileiro que celebra o Natal, está celebrando o nascimento de Jesus.

Mas de uma forma geral a virada do dia 24 para o dia 25 é um ritual bastante importante entre nós. E todo mundo sabe como funciona, certo?

Mas e aí, você sabe como as pessoas comemoram o Natal pelo mundo? Acha que é da mesma forma que a gente?

Então… Não. E nessa pesquisa que fiz achei alguns rituais bem interessantes. E claro que os rituais são não reproduzidos por toda a população de cada país. Tá curioso? Vem comigo então.

O Natal pelo mundo

#1 Natal na França

Na França, as pessoas têm o costume de celebrar o Natal visitando um inimigo no dia 25 de dezembro. Eles chamam esse ritual de Reconciliação de Natal. Abrem uma bebida e brindam juntos pela paz.

#2 Natal na Polônia

Na noite da ceia, depois que todos se sentam na mesa, somente a dona da casa pode servir a comida. Na virada, eles assistem à Missa do Galo e a festa só começa mesmo na manhã do dia 25. Mas os presentes só podem ser abertos no dia 06 de janeiro, dia de São Nicolau.

#3 Natal no México

No México, é comum as pessoas organizarem procissões para relembrar os dias difíceis que a sagrada família passou antes do nascimento de Jesus. As procissões começam nove dias antes do Natal porque foi o tempo que a família levou para ir a pé de Nazaré a Belém.

#4 Natal na região da Catalunha, Espanha

Durante todo o mês de dezembro, as pessoas enchem troncos de árvores ocos com muitos doces. No dia 25, elas batem na árvore, batem tanto até a árvore jogar pra fora tudo o que estava dentro dela. Eles chamam o ritual de Caga Tió, uma espécie de Tronco que caga.

#5 Natal nos Estados Unidos

Na terra do tio Sam, a alegria da criançada só acontece na manhã do dia 25, quando elas ficam liberadas para abrir os presentes. E a grande comemoração é no almoço do dia 25. Uma tradição bem famosa nos Estados Unidos é as crianças pendurarem meias na janela para pedir os presentes.

#6 Natal na Letônia

Lá na Terra do Papai Noel, ele e seus ajudantes trabalham muito pra dar conta da tradição: ele tem que entregar presentes 12 dias seguidos para todas as crianças do país. UFA! Aja presente.

#7 Natal na Suécia

Na Suécia o Natal é comemorado no dia 06 de janeiro. Não por conta dos Reis Magos, mas porque dia 06 de janeiro é dia de São Nicolau e é pra ele que as crianças escrevem bilhetinhos com seus pedidos.

#8 Natal na Itália

Na  Itália, os presentes só podem ser abertos no dia 06 de janeiro. Nesse caso sim, tem a ver com os Reis. Depois do dia 25 as crianças começam a colocar as meias penduradas nas janelas. Mas elas esperam pela vinda da Befana. Uma mulher que, segundo a lenda cristã, teria negado abrigo e comida aos três Reis Magos durante a viagem que eles fizeram para conhecer Jesus. E por causa do remorso, começou a distribuir doces para todas as crianças da região.

#9 Natal na Venezuela

Em Caracas, capital do país, as crianças vão à primeira missa de Natal de patins. Em alguns bairros, as ruas chegam a ser fechadas para que elas possam passar.

#10 Natal na Etiópia

A Etiópia tem uma tradição de Natal ligada ao mundo dos esportes. É o “Ko-lee”, uma espécie de hóquei no qual o taco é um graveto e a bola é de madeira. O jogo acontece no dia 06 de janeiro, e os acessórios são assim para lembrar a atividade dos pastores na noite em que Jesus nasceu.

#11 Natal na Bélgica

O Natal também é comemorado em virtude do dia de São Nicolau. No dia 04 de janeiro, o velhinho passa em todas as casas verificando se as crianças foram boazinhas durante o ano e então, no dia 06 de janeiro (dia que o homenageia), ele retorna para dar os presentes.

#12 Natal na Rússia

Na Rússia não se comemora o Natal em si. As festas acontecem entre os dias 25 de dezembro e 5 de janeiro, período chamado “Festival de Inverno”. Há um personagem icônico bem parecido com o Papai Noel e as casas também são enfeitadas com árvores coloridas. As crianças recebem seus presentes no dia 01 de janeiro.

#13 Natal na Inglaterra

Na noite do dia 24, as crianças deixam bolachas e um copo de leite para o Papai Noel. Também na mesma noite, elas saem pela vizinhança cantando músicas natalinas. Mas a comemoração mesmo é no dia 25 quando elas abrem os presentes e a família se reúne para o almoço.

Eu simplesmente acho incrível como podemos ter tantos costumes diferentes. E no fundo, todo mundo tem um sentimento fraterno e carinhoso no coração na época de Natal. E como o mundo se torna um lugar mais lindo assim!

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o Natal pelo mundo? Já conhecia algum desses costumes? Qual você achou mais interessante? Vamos trocar uma ideia juntos!

Fontes que usei para a pesquisa

Siga o Contos da Mochila nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

Newsletter_1

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY