Natal pelo mundo: 13 costumes de 13 países diferentes

Hoje é dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Uhullll!!!

Muita gente aqui no Brasil está nos preparativos para a grande noite. Comidas, bebidas, decoração, tudo carinhosamente pensado e organizado para celebrar com as pessoas queridas.

É claro que não posso falar por tooodo o Brasil, porque sabemos que somos um país com muitas crenças e costumes diferentes. E nem todo brasileiro acredita em Jesus, nem todo brasileiro celebra seu nascimento. Nem todo brasileiro que celebra o Natal, está celebrando o nascimento de Jesus.

Mas de uma forma geral a virada do dia 24 para o dia 25 é um ritual bastante importante entre nós. E todo mundo sabe como funciona, certo?

Mas e aí, você sabe como as pessoas comemoram o Natal pelo mundo? Acha que é da mesma forma que a gente?

Então… Não. E nessa pesquisa que fiz achei alguns rituais bem interessantes. E claro que os rituais são não reproduzidos por toda a população de cada país. Tá curioso? Vem comigo então.

O Natal pelo mundo

#1 Natal na França

Na França, as pessoas têm o costume de celebrar o Natal visitando um inimigo no dia 25 de dezembro. Eles chamam esse ritual de Reconciliação de Natal. Abrem uma bebida e brindam juntos pela paz.

#2 Natal na Polônia

Na noite da ceia, depois que todos se sentam na mesa, somente a dona da casa pode servir a comida. Na virada, eles assistem à Missa do Galo e a festa só começa mesmo na manhã do dia 25. Mas os presentes só podem ser abertos no dia 06 de janeiro, dia de São Nicolau.

#3 Natal no México

No México, é comum as pessoas organizarem procissões para relembrar os dias difíceis que a sagrada família passou antes do nascimento de Jesus. As procissões começam nove dias antes do Natal porque foi o tempo que a família levou para ir a pé de Nazaré a Belém.

#4 Natal na região da Catalunha, Espanha

Durante todo o mês de dezembro, as pessoas enchem troncos de árvores ocos com muitos doces. No dia 25, elas batem na árvore, batem tanto até a árvore jogar pra fora tudo o que estava dentro dela. Eles chamam o ritual de Caga Tió, uma espécie de Tronco que caga.

#5 Natal nos Estados Unidos

Na terra do tio Sam, a alegria da criançada só acontece na manhã do dia 25, quando elas ficam liberadas para abrir os presentes. E a grande comemoração é no almoço do dia 25. Uma tradição bem famosa nos Estados Unidos é as crianças pendurarem meias na janela para pedir os presentes.

#6 Natal na Letônia

Lá na Terra do Papai Noel, ele e seus ajudantes trabalham muito pra dar conta da tradição: ele tem que entregar presentes 12 dias seguidos para todas as crianças do país. UFA! Aja presente.

#7 Natal na Suécia

Na Suécia o Natal é comemorado no dia 06 de janeiro. Não por conta dos Reis Magos, mas porque dia 06 de janeiro é dia de São Nicolau e é pra ele que as crianças escrevem bilhetinhos com seus pedidos.

#8 Natal na Itália

Na  Itália, os presentes só podem ser abertos no dia 06 de janeiro. Nesse caso sim, tem a ver com os Reis. Depois do dia 25 as crianças começam a colocar as meias penduradas nas janelas. Mas elas esperam pela vinda da Befana. Uma mulher que, segundo a lenda cristã, teria negado abrigo e comida aos três Reis Magos durante a viagem que eles fizeram para conhecer Jesus. E por causa do remorso, começou a distribuir doces para todas as crianças da região.

#9 Natal na Venezuela

Em Caracas, capital do país, as crianças vão à primeira missa de Natal de patins. Em alguns bairros, as ruas chegam a ser fechadas para que elas possam passar.

#10 Natal na Etiópia

A Etiópia tem uma tradição de Natal ligada ao mundo dos esportes. É o “Ko-lee”, uma espécie de hóquei no qual o taco é um graveto e a bola é de madeira. O jogo acontece no dia 06 de janeiro, e os acessórios são assim para lembrar a atividade dos pastores na noite em que Jesus nasceu.

#11 Natal na Bélgica

O Natal também é comemorado em virtude do dia de São Nicolau. No dia 04 de janeiro, o velhinho passa em todas as casas verificando se as crianças foram boazinhas durante o ano e então, no dia 06 de janeiro (dia que o homenageia), ele retorna para dar os presentes.

#12 Natal na Rússia

Na Rússia não se comemora o Natal em si. As festas acontecem entre os dias 25 de dezembro e 5 de janeiro, período chamado “Festival de Inverno”. Há um personagem icônico bem parecido com o Papai Noel e as casas também são enfeitadas com árvores coloridas. As crianças recebem seus presentes no dia 01 de janeiro.

#13 Natal na Inglaterra

Na noite do dia 24, as crianças deixam bolachas e um copo de leite para o Papai Noel. Também na mesma noite, elas saem pela vizinhança cantando músicas natalinas. Mas a comemoração mesmo é no dia 25 quando elas abrem os presentes e a família se reúne para o almoço.

Eu simplesmente acho incrível como podemos ter tantos costumes diferentes. E no fundo, todo mundo tem um sentimento fraterno e carinhoso no coração na época de Natal. E como o mundo se torna um lugar mais lindo assim!

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o Natal pelo mundo? Já conhecia algum desses costumes? Qual você achou mais interessante? Vamos trocar uma ideia juntos!

Fontes que usei para a pesquisa

Siga o Contos da Mochila nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

Newsletter_1

 

Artigos Relacionados

Sudeste da Ásia. Curiosidades e as coisas mais legais que vimos por lá.

Imagino que não seja novidade pra ninguém que uma das coisas que nós mais fazemos é relembrar momentos da viagem. E, em uma dessas...

10 perguntas que (já) respondemos sobre mochilar

Quando retornamos do nosso mochilão em outubro de 2014, decidimos dedicar as duas primeiras semanas de Brasil a matar a saudade das pessoas queridas....

Nós dois queríamos fazer um mochilão, só não sabíamos disso.

Estou ansiosa. Este é o meu primeiro post do meu primeiro blog. Decidi criar este blog para guardar as coisas divertidas, os perrengues e as...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui