Comer em Penedo – sugestões de dar água na boca

Comer em Penedo – sugestões de dar água na boca

2
SHARE
viagem a Penedo
Esse salmão ainda habita meus pensamentos.

Como eu já contei nesse post aqui, aguardei 2016 chegar em Penedo, uma cidadezinha muito linda que fica no estado do Rio de Janeiro, colada no Parque Nacional do Itatiaia. Lá, encontrei vários restaurantes bacanas e decidi que nossas escolhas de onde comer em Penedo não poderiam ficar escondidas. Selecionei os meus preferidos pra contar pra vocês. Bora ficar com fome?

Onde comer em Penedo?

Restaurante Aglio e Oleo

O Aglio e Oleo é daqueles restaurantes que aparecem no top 10 do Trip Advisor, sabem? Às vezes, eu fico um pouco relutante com esses lugares porque sei que muita gente faz avaliação só pra ganhar algum benefício. Mas… A dona da pousada onde nos hospedamos nos disse que a comida era muito boa e que tínhamos que ir. Fomos. E…

Adoramos!!! Desde a hora que entramos no salão e vimos uma área fechada do lado esquerdo com uma plaquinha “mantenha a porta fechada – ar condicionado”.  Ebaaa!

viagem a Penedo
Área com ar condicionado no Aglio e Oleo

Pegamos uma mesa mais no fundo, e mais sossegada, e abrimos o cardápio. O restaurante se intitula gaúcho/italiano (hã,rs?), mas o menu é bem variado e nós tivemos uma certa dificuldade para escolher os pratos, dada a quantidade enorme de coisas que pareciam gostosas. Espaguete com molho de gorgonzola e camarão ou escalope de mignon e risoto de brie com molho de damasco?

Decidimos pelo escalope. Mas antes: – “Moço, traz pra gente essa entradinha com pães, azeitonas, mussarela de búfala e molhinhos, por favor?” – e o garçom bem simpático saiu em direção à cozinha.

Quando o risoto e o mignon chegaram houve um momento de silêncio seguido de um “óóóóó”. Estava tão bonito, o risoto tão amarelinho… E quando cortei a carne e a vi no ponto exato que eu gosto de comer, rosinha sem sangue, bem suculenta, foi um momento de muita felicidade.

O prato é tão bem servido que dividimos em quatro pessoas. É claro que não saímos rolando, mas também ninguém ficou com fome. Saímos de lá foi com aquela sensação maravilhosa de deleite. Todo mundo sorrindo, todo mundo feliz.

Restaurante Aglio e Oleowww.restauranteaglioeoleo.com

Restaurante Petit Gourmet

Se você perguntar para o Google “onde comer em Penedo”, O Petit Gourmet estará em quase todas as listas que você vai encontrar na web.

E não é à toa… que comida deliciosa! Mas antes de passar pela comida, deixa eu fazer uma paradinha na decoração, que não é nada de outro mundo, mas é bem legalzinha: é discreta e rústica, recheada de plantas e flores, paredes vermelhas e charmosas cadeiras de madeira. Outro detalhe que eu achei bacana é que o lugar é uma casa e as mesas ficam espalhadas pelos cômodos dela, super confortável, tranquilo e intimista.

O garçom que nos atendeu (infelizmente, não anotei o nome dele) era muito, muito simpático e atencioso. Na verdade, ele parecia o chef porque usava aqueles chapéus de chef, sabe? Enfim, ele nos explicou o cardápio e disse que um prato servia bem até três pessoas.

Depois do superalmoço no Aglio e Oleo, nós adotamos a prática de pedir sempre uma entrada e dividir o prato principal entre nós quatro. Embora o cardápio do Petit Gourmet não fosse grande, era maravilhoso. Todas as opções tinham um toque especial e, claro, que tivemos dificuldades para escolher.

De entrada, pedimos uma cestinha de pães com queijo mascarpone e geleia (tudo muito gostoso) e manteiga temperada. Devoramos a porção em poucos minutos. Nosso prato principal foi salmão com purê de banana da terra e palmito assado. Tudo no ponto perfeito: o salmão, palmito e até o purê de banana, que eu não botava muita fé. Ingredientes frescos e bem combinados. Comi como se não houvesse amanhã.

Embora o atendimento seja muito simpático, ele é lento. Esperamos quase uma hora pelo nosso prato. Estávamos prestes a desistir quando ele chegou, com um pedido sincero de desculpas pelo atraso.

Restaurante Petit Gourmethttps://www.facebook.com/petitgourmetpenedo/

Rei das Trutas

Como ir a Penedo e não provar a famosa truta? Antes, abre parênteses: eu pesquisei muito pra descobrir se truta era um peixe tradicional na Finlândia (Penedo é colônia finlandesa) mas não achei nenhuma informação confiável sobre isso. Então considero que a truta é famosa em Penedo porque ela se adaptou muito bem à água gelada da região do Itatiaia. Fecha parênteses.

viagem a Penedo
Rei das Trutas

Há vários restaurantes de truta em Penedo, mas nós fomos no Rei da Truta porque nos recomendaram muito, mas principalmente porque ele era o mais próximo da nossa pousada. Se me arrependi? Não, não! Pergunta pro Paulinho se ele se arrependeu. Ele vai responder que foi a comida mais gostosa que ele comeu em Penedo.

O Rei das Trutas é aquele típico restaurante pra família toda se encontrar: salão bem grande com mesas compridas. A decoração é bem simples e o atendimento é bom. Mas a comida é o ponto alto.

Desta vez, pedimos dois pratos: um por casal e sorte a nossa que foi assim porque não sobrou nem uma batatinha pra contar história. Paulinho e eu comemos sozinhos uma porção generosa de truta com cobertura de gorgonzola, arroz branco e bata souté. A Lari e Má pediram truta com molho de manteiga e palmito com arroz e batata também.

A truta estava ótima, super bem temperada e as batatas bem ao ponto. O molho de manteiga estava tão bom que até comemos depois com os pãezinhos da entrada que sobraram. A porção serviu super bem duas pessoas e o valor não é pesado, em média R$ 55 reais o prato para duas pessoas.

Restaurante Rei das Trutas: http://www.reidastrutas.com.br

Onde tomar sorvete em Penedo – Sorveteria Suklaat

viagem a Penedo
o melhor sorvete é dessa sorveteria aí, logo na entrada da Pequena Finlândia

A Sorveteria Suklaat, toda charmosa nos esperava logo ali, na entrada da Pequena Finlândia. Preço-padrão-são-paulo, 10 reais cada bola, mas sorvete muito bom. Os sabores são variados e não foi tão difícil pra eu escolher (que gosto dos mais cremosos e docinhos) quanto foi para o Paulinho (que gosta de frutas).

Eles só precisam de um puxão de orelha por causa da casquinha. Bem ruinzinha, daquelas sem “crocância”, sabem? Mas o sorvete era muito bom.

Nós também experimentamos a sorveteria que fica do outro lado da rua, fora da Pequena Finlândia, a , mas… na boa? Sorvete com pouca qualidade, aguado, virou suco no meu pote em 2 tempos. Aliás, uma coisa muito estranha chamou nossa atenção: o valor é cobrado por peso, mas quem serve os clientes são as atendentes, ou seja, a gente não tem a liberdade de pegar a exata quantia que a gente quer. E no final, o valor é praticamente o mesmo que a concorrência.

Gente, espero que vocês tenham gostado desse post gastronômico. Comer em Penedo não é tarefa difícil, porque além desses que nós provamos, há muitos outros bacanas também.

E se você quiser ver nosso roteiro de três dias na cidade, dá uma chegadinha aqui neste post.

Obrigada por ler! <3

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY