Ônibus turístico: sim, ele pode valer a pena

Ônibus turístico: sim, ele pode valer a pena

3
SHARE

Continuando meus posts sobre Londres, minha cidade preferida na Europa até agora (tal filha, tal mãe, hehe), hoje eu falar sobre um passeio que eu amei fazer, andar de ônibus turístico. Amei mesmo, e quero fazer em toda cidade grande que eu for visitar a partir de agora. Minha filha me falou que ele também é conhecido como hop on hop off. É esse mesmo.

Esse post faz parte do projeto que minha filha e eu desenvolvemos para contar sobre minhas andanças pelo mundo: eu, uma mulher que decidiu conhecer o mundo aos 60 anos.

Se você quiser ler o post onde falo sobre porque eu adorei Londres, é só clicar aqui.

Depois que eu comecei a viajar, eu adquiri o hábito de ler posts em blog sobre lugares que eu quero conhecer. Ah, como é legal fazer isso! Enfim, eu já vi algumas pessoas dizendo que esse passeio não vale a pena e que é muito caro. Eu penso diferente e vou contar o porquê.

Transporte em Londres – um geral

Olha, o transporte em Londres funciona. E funcionar muito bem. Durante os cinco dias que ficamos lá, não precisamos pegar taxi para visitar nada, absolutamente nada. Nós utilizamos somente o metrô e os ônibus de linha (os carros com dois andares são muito divertidos) e conseguimos nos locomover lindamente pela cidade. Dá pra ir pra qualquer lugar de Londres usando o transporte coletivo.

ônibus de linha com dois andares
ônibus de linha com dois andares

Pra ter acesso ao sistema de transporte, a melhor coisa é comprar um Oyster Card, um cartão pré-pago que é só abastecer e usar como quiser. Como nós ficamos 5 dias, a Pam falou que compensaria carregar com o valor semanal, principalmente porque se eu me cansasse, ou sentisse alguma dor, poderia subir em qualquer ônibus quantas vezes eu quisesse. E assim foi.

O ônibus turístico

Mas um dia, nós usamos o ônibus turístico. E foi uma experiência maravilhosa. Com ele, consegui agilidade para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e descer para fotografar e entrar nos lugares que não estavam em nosso roteiro principal.

Ônibus turístico
Como a visita a uma das maiores lojas de brinquedo do mundo, a Hamleys.

E também visitar alguns pontos importantes, mas com a ideia apenas de conhecer rapidamente e tirar algumas fotos.

Ônibus turístico
Como a Trafalgar Square
Ônibus turístico
E a Tower Bridge

Com um ticket para cada uma, que nós ganhamos do pessoal do Visit Britain (thank you!!!), nós usamos o ônibus e fizemos quantas viagens a gente quis, dentro do mesmo dia, claro. A gente pode descer em qualquer parada do trajeto, ficar lá o quanto a gente e, depois foi só voltar ao ponto de ônibus e pegá-lo novamente. E ficamos subindo e descendo o dia todo…

Ônibus turístico
Saint Paul Cathedral

No final do dia, quando o tour estava acabando, paramos estrategicamente na Saint Paul´s Cathedral. Deixamos por último porque eu queria conhecer a Catedral por dentro e isso levaria mais tempo. Depois ainda paramos para tomar o chá das cinco (tá bom, era quase 18h) em uma cafeteria ao lado da Catedral.

Chá das cinco Londres
Chá das cinco
Ônibus turístico
Big Bus Tour

Todos os ônibus turísticos que eu vi tinham dois andares. Recomendo que fiquem na parte de cima, mesmo que esteja ventando (venta bastante em Londres), mas de lá de cima dá pra apreciar melhor a arquitetura dos prédios e das casas, ver as paisagens que estão mais longe e o movimento de toda a cidade.

Em alguns ônibus, a parte de cima era metade coberta e metade não. Os benefícios da parte coberta é se abrigar da garoa e do vento, mas a visão da parte aberta é muito mais legal e mais ampla e, além disso, como não há vidros, as fotos ficam mais bonitas, 😉

Se você optar, como nós optamos, por ficar na parte de cima do ônibus, sugiro que leve seu companheiro inseparável, o xale. Leve-o mesmo que esteja sol e calor, porque de uma hora para outra o tempo pode mudar e começar a chover ou ventar mais forte.

ônibus turístico
Pra quem tem frio como eu, xale e gorro, rs

Big Bus Tours – ônibus turístico em Londres

Londres têm várias empresas que vendem esse passeio. Nós fizemos com a Big Bus e recomendo. Os ônibus foram sempre pontuais e passava 1 a cada 15 minutos mais ou menos (horário no verão).

Esperamos o ônibus no ponto que nós escolhemos e quando ele chegou apresentamos os tickets para o motorista. Ganhamos um selinho para colocar na camiseta, um mapa com o trajeto e os pontos de parada e fones de ouvido. O fone é maravilhoso porque com ele dá pra ouvir os comentários gravados em vários idiomas, inclusive em português, de Portugal. Foi muito engraçado ouvir o sotaque português o dia todo, e confesso que nem sempre dava pra entender perfeitamente, mas ok, eu consegui entender grande parte de tudo.

Há duas rotas possíveis: a rota azul e a rota vermelha. Na rota vermelha, há um guia de turismo fazendo os comentários ao vivo, mas neste caso só em inglês mesmo. Veja mais detalhes sobre as rotas aqui neste link.

Ônibus turístico
Mapa com as rotas vermelha e azul

Além do acesso livre ao ônibus, o ticket também dá direito a um cruzeiro de uma hora pelo rio Tâmisa, alguns passeios a pé pela cidade (walking tours) e um livrinho com desconto em várias atrações. Nós não fizemos nenhum walking tour porque eu não queria andar muito, e eles têm média 2 horas de duração. Mas a Pam adora. Com esse pacote do Big Bus dá pra escolher entre três roteiros: Royal London, Harry Potter e London Rocks.

Ah! E comprando o ticket de 48 horas, tem também um tour de ônbus noturno grátis, que deve ser incrível, porque Londres é uma cidade muito iluminada à noite. E todas essas atividades são gratuitas.

Londres
Veja por você mesmo se ela não é linda!

Como adquirir o ticket para o ônibus turístico

É muito fácil andar com esses ônibus. Dá pra comprar os tickets antecipadamente através desse link por exemplo, ou do site da empresa que você escolher. ou dá pra comprar na hora também.  Eu sugiro comprar antecipado e chegar lá com o comprovante, é muito mais rápido. Para acessar o site da Big Bus Tour, clique aqui.

Eu adorei fazer esse passeio porque, como vocês sabem, por causa de alguns probleminhas físicos, não consigo andar por muito tempo e quando precisava descansar, aproveitávamos para passear de ônibus e curtir a cidade de acordo com nossa programação.

Resumindo porque eu adorei andar com o ônibus turístico
  • Em um dia, dá pra ter uma noção geral da cidade toda
  • Dá pra descer e subir quantas vezes quiser
  • Dá pra descansar enquanto aprecia a cidade
  • Dá pra entender melhor a história e as curiosidades de cada ponto turístico com o áudio em português
Dicas para aproveitar ao máximo
  • Comece a usar o ônibus bem cedinho pra aproveitar o máximo
  • Se tiver a possibilidade, faça esse passeio no primeiro ou segundo dia, assim você consegue ter uma visão geral de tudo e depois pode escolher onde quer voltar e ficar mais tempo
  • Se você já sabe, antes de começar o passeio, que vai querer passar mais tempo em um lugar específico (museu, parque, etc) não desça no ponto deles. Aproveite para conhecer outros lugares, afinal de contas, você vai conhece-los depois.
  • Não esqueça do xale (vale um gorro também se estiver muito frio).
  • Fique atento aos horários que o ônibus turístico passa em cada parada. Os ingleses são pontuais, lembra?
Ônibus turístico
Palácio de Buckingham

Obrigada por ler! <3

Mais sobre o Travel 60+

Neste post, faço menção a alguns produtos e serviços de viagem. Sempre que você reservar ou comprar alguma coisa por meio do blog, eu ganho uma comissão. Mas garanto que nada ficará mais caro para você, ok?

Newsletter_1

3 COMMENTS

  1. Ahhhh Se eu soubesse desse Big Bus tour antes, até eu teria comprado o ticket para poder aproveitar melhor os passeios, adorei a dica!!

  2. Oi, gurias!
    Me identifiquei muito com este post. Voltei a poucos dias uma viagem à Paris com a minha mãe e também optamos pelo ônibus turístico pelas mesmas questões. Viajar com a mãe é bom demais! E esse tipo de ônibus eu sempre recomendo no blog também!
    Por mais viagens juntas e relatos gostosos como estes!
    Bjs

LEAVE A REPLY