Ossuário de Sedlec: a igreja dos ossos em Kutná Hora.

Ossuário de Sedlec: a igreja dos ossos em Kutná Hora.

0
SHARE

Imagine uma pequena igreja católica. Agora, imagine uma capela no subterrâneo dessa igreja. A igreja fica em um cemitério. Tá sinistro? E se eu te disser que a capela é toda decorada com ossos humanos! Com mais de 50.000 ossos humanos!

Não, eu não estou descrevendo nenhum cenário de filme de suspense ou de terror. Eu estou descrevendo o Ossuário de Sedlec. Isso mesmo, um lugar de verdade, que existe na vida real. E que fica na República Tcheca.

Durante nossa pequena temporada em Praga, reservamos uma tarde para conhecer a cidade e o famoso Ossuário de Sedlec. Sedlec é um bairro no subúrbio de Kutná Hora, uma (hoje) pequena cidade a 80 Km de Praga. Mas lá pelos anos de 1600 e qualquer coisa, Kutná Hora e Praga disputavam o posto de cidade mais importante do país. Kutná Hora era muito rica em prata e Praga, bom Praga sempre foi Praga.

Embora pequena, essa cidade Patrimônio da Humanidade, além de super fofa, abriga esse lugar inusitado, curioso e um tanto macabro.

A história do Ossuário de Sedlec

Conta a história que lá no século XIII, um abade de Sedlec chamado Henrique foi enviado a Jerusalém a pedido do rei Otacar II e de lá trouxe um pouco de areia, que ele jogou no pequeno cemitério da sua abadia.

A Igreja e o cemitério da abadia, em Kutná Hora
A Igreja e o cemitério da abadia, em Kutná Hora

Foi o suficiente para o lugar se tornar sagrado. Rapidamente, a notícia se espalhou e todo mundo queria ser enterrado lá, inclusive cidadãos de países vizinhos.

A euforia das pessoas, as guerras e a peste negra foram as principais responsáveis pela lotação do cemitério e pela total falta de espaço para armazenar tantos restos mortais. Construiu-se então uma igreja com uma capela subterrânea para guardar os ossos dos falecidos.

Uma família rica então comprou a área, já no século XIX, e contratou um arquiteto para “organizar o esquema”, colocando em prática o projeto que foi batizado de Bone Church: uma capela toda decorada com os ossos humanos das mais de 50.000 pessoas que foram enterradas ali.

Ficou super curioso? Dá uma olhada nas fotos!!!

Vista da entrada da capela dos ossos em Sedlec
Vista da entrada da capela dos ossos em Sedlec
Detalhes da decoração ossuário de Sedlec
Detalhes da decoração ossuário de Sedlec
Mais detalhes da Bone Church
Mais detalhes da Bone Church
Brasão da família patrocinadora do projeto
Brasão da família patrocinadora do projeto

Agora, você ficou convencido de que o lugar vale uma visita. Apesar de parecer assustador, não é não. É muito interessante, aliás. Imaginar como o tal arquiteto pensou em tudo e como ele conseguiu não deixar a capela apavorante é um bom exercício criativo. 😉

Como chegar ao Ossuário de Sedlec

Muito fácil. De Praga, pegue o trem que parte a cada uma hora. Assim que chegar na estação central em Kutná Hora (a viagem também leva uma horinha), é só pegar na estação mesmo um trem menorzinho que percorre a cidade. Pergunte pelo trem que vai até o Ossuário. Se não encontrar ninguém que fale inglês, diga apenas “Sedlec”.

Na volta, a mesma coisa.

Os tickets custam 10 USD ida e volta.

Como visitar o Ossuário de Sedlec

Também super simples. Não precisa comprar tickets pela internet, nem antecipadamente. É só chegar na hora e comprar por 5 USD/pessoa.

Curiosidade

Foi em Kutná Hora que tivemos a chance de ver de perto (e ainda em uso) as famosas garagens de carro da época soviética. 😉

Típicas garagens soviéticas
Típicas garagens soviéticas

Dicas para Ossuário de Sedlec, Kutná Hora

  • Para a mesma pessoa que comprar o ticket peça o material explicativo da capela. É uma folha de sulfite simples, mas que conta a história em detalhes. Pra quem preferir, eles têm uma versão em português. 😉
  • Não faça como a gente. Reserve um dia inteiro (da manhãzinha ao final da noite) pra conhecer também a cidade (que é uma graça pelas fotos que vi depois) e para conhecer as igrejas maravilhosas dela, herança dos templos gloriosos da exploração da prata. Santa Bárbara é a principal.
  • Tente comprar o ticket pra volta assim que chegar em Kutná Hora. Dependendo da época, podem faltam lugares (é verdade).
  • Se você não quiser se aventurar sozinho, pois na cidade as atrações parecem ser um pouquinho longe uma da outra, é só reservar um tour com qualquer agência de Praga, ou com seu hotel. Tem várias.
Estação de trem em Kutná Hora
Estação de trem em Kutná Hora
Igreja de Santa Bárbara, Kutná Hora
Igreja de Santa Bárbara, Kutná Hora
Material explicativo em português
Material explicativo em português

Informações sobre Kutná Hora você pode ver clicando aqui.

E então? O que achou do Ossuário de Sedlec? Já visitou? Conta pra gente. E se gostou do post, dá um joinha aí embaixo, ou compartilha ou escreve um comentário. Vale tudo pra dar seu feedback pra gente. 🙂

VAI RESERVAR HOTEL?

Se você reservar por aqui, este blog que vos fala ganha uma pequena comissão e você não fica nem um real mais caro pra você. 🙂

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY