Parque Rodó, ar puro e muito charme no coração de Montevidéu

Parque Rodó, ar puro e muito charme no coração de Montevidéu

1
SHARE

Não é segredo pra ninguém a minha paixão por parques e beira-rios. Descobri porque gostei tanto de Montevidéu: tem uma beira-rio encantadora (Rambla) e tem o Parque Rodó, um parque lindo, homenagem ao escritor e político uruguaio José Enrique Rodó.

Post Relacionado: Nossas impressões gerais de Montevidéu

Rodó foi conhecido por defender, em seus livros e em seus discursos, o fortalecimento da cultura latino-americana frente à invasão da cultura da América do Norte. Seu livro mais famoso é Ariel e nele, o autor se dirige especialmente aos jovens no intuito de alertá-los para a crescente influência, pouco benéfica na visão dele, dos padrões de vida e consumo dos Estados Unidos.

O Parque Rodó

Foi paixãozinha à primeira vista. Assim que entrei no parque, percebi que o cupido dos viajantes tinha me acertado. Não sei explicar, mas esse parque me transmitiu uma sensação de paz tão boa. Foi um dia gracioso, de sol bem amarelo e céu bem azul, e nós praticamente tivemos os 43 hectares de parque só pra gente.

Ponte Parque Rodó
Ponte Parque Rodó

Post Relacionado: Conheça os principais bairros da cidade e monte seu roteiro.

Andando sem pressa, encontramos muito charme pelo caminho. Das cores das árvores aos pedalinhos animados. Ah, sim! E tem um lago, verdinho e limpo que divide o parque ao meio.

Pedalinhos Parque Rodó
Pedalinhos Parque Rodó
Parque Rodó lago
Lago Parque Rodó

Não é preciso muito esforço pra encontrar o Parque Rodó não. Com certeza, todo viajante passa por ele, mesmo sem saber. Ele fica em Puna Carretas, ao lado de Pocitos, portanto, bem na frente da Rambla Wilson (uma das partes mais bonitas da Rambla toda) e colado no enorme Parque de las Instrucciones del Año XIII, que margeia todo o restante da Rambla Wilson. De frente para o Rodó está a praia Ramirez, a mais popular da cidade. O parque não tem portões, nem muros, é 100% gratuito pra todo mundo.

Rambla em Pocitos
Rambla em Pocitos
Rambla Wilson Montevidéu
Rambla Wilson Montevidéu

Nós conhecemos Montevidéu de carro, o que você pode fazer também (e o que eu realmente aconselho se você ficar 1 ou 2 dias na cidade), mas se você quiser saber mais sobre as principais formas de transporte na cidade, é só clicar aqui.

Embora eu tenha me dedicado a apenas conhecer o parque e andar por ele, sei que nele estão o Museu de Artes Visuais, um castelo que se transformou em uma biblioteca infantil, um parque de diversões, algumas quadras de tênis e futebol e um cassino. Tem também alguns monumentos espalhados pela sua extensão, como esse dedicado ao escritor que leva seu nome.

Monumento a José Enrique Rodó
Monumento a José Enrique Rodó

Fica perto do Punta Carretas Shopping e de alguns restaurantes e bares que se instaram nas redondezas. Nós almoçamos em um desses restaurantes, me desculpem, mas não lembro o nome, e não indico fortemente não; apenas se a fome estiver apertada. Achamos o preço mais alto que a média e a qualidade inferior.

Eu ja contei nesses dois posts aqui sobre todos, todos os restaurantes que almoçamos e jantamos em Montevidéu. Dá uma olhada e confira nossos preferidos. Restaurantes Parte 1 e Restaurantes Parte 2.

Bares e Restaurantes perto do Parque Rodó
Bares e Restaurantes perto do Parque Rodó

Quem visita-lo aos domingos ainda aproveita pra conhecer a feirinha de artesanatos, antiguidades e guloseimas que rola no Parque Rodó todo domingo. Desta vez, nós optamos pela Feira de Tristan Narvaja, mas na próxima iremos ao Rodó, sem dúvida.

Parque Rodó
Parque Rodó

E pra te ajudar ainda mais na organização da sua viagem a Montevidéu, eu fiz uma seleção de 25 opções de hoteis, bairro a bairro, especial pra vocês! É só escolher!!!

E então? O que achou do Parque Rodó? Se gostou do parque e do post, dá um joinha aí embaixo, escreve pra gente ou compartilha. Já foi ao parque? Então, conta o que você achou!

Você também pode ler mais dicas e textos inspiradores de viagens, seguindo Contos da Mochila nas redes socias.

Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

Nossa viagem a Montevidéu fio apoiada pelo Conglomerado Turístico da cidade. Todas as dicas e opiniões são 100% baseadas em nossa experiência e tem liberdade editorial completa.

Newsletter_1

1 COMMENT

  1. Pam, que parque lindo! Esse eu não conheci não quando parei em Montevidéu (mas tb foi só um dia em um cruzeiro, então óbvio que preciso voltar hehehe).

LEAVE A REPLY