Primeira vez em Londres. Foi tudo lindo. Amei!

Primeira vez em Londres. Foi tudo lindo. Amei!

12
SHARE

Depois de contar como foi vencer os meus medos de viagem (que estão neste post), minha missão agora é escrever sobre os lugares que mais gostei de conhecer do meu roteiro de 15 dias pela Europa, que você pode ver aqui. Minha filha me pediu para escrever sobre a minha primeira vez em Londres e eleger mais ou menos 2 lugares de cada cidade por onde passei, mas assim que ela me fez esse pedido eu soube que seria bem difícil.

Como fazer essa seleção se achei tudo tão lindo e maravilhoso? É muita beleza por todos os lados: uma paisagem mais linda que a outra, um jardim mais florido que o outro, um monumento mais interessante que o outro, uma catedral mais rica que a outra e uma arquitetura mais detalhada que a outra. Tudo é demais!

Cruzeiro pelo rio Tâmisa
Olha que lindo! Tiramos essa foto de dentro do barco enquanto passeávamos pelo Tâmisa.

Mas vamos lá, vou tentar…

E começo pelo começo: Londres. Terceira maior cidade da Europa em número de habitantes (a primeira é Istambul e a segunda é Moscou), cercada de cultura, história e modernidade. Ela tem mas de 2 mil anos e continua super conservada… dá pra acreditar?

Primeira vez em Londres

#1 Terra da realeza e de muitas pompas e castelos

#2 Terra do relógio mais famoso do mundo, o Big Ben (Big Ben, na verdade, é o nome do sino do relógio)

#3 De (talvez) a ponte mais famosa do mundo, a Tower Bridge

#4 Do Rio Tamisa, que já foi chamado de “o grande fedor”, mas que hoje é totalmente navegável

#5 Da Hamleys, a mais antiga loja de brinquedos do mundo. A unidade de Londres tem sete andares, mas a maior unidade de todas fica em Moscou

#6 Do metrô mais antigo do mundo (1863!!!) e o quarto maior em quilômetros de extensão (4508Km!!!)

#7 Do transporte mega eficiente onde as regras de trânsito são bastante respeitadas

#8 Do enorme sistema de vigilância. São mais de 1,2 milhão de câmeras espalhadas pela cidade… como tentar fugir?

#9 Dos bares mais famosos do mundo, os pubs!

#10 Da terceira maior roda-gigante do mundo, a London Eye

Quase tudo é “maior do mundo” em Londres. Como não adorar um lugar desses?

E como eu amei tudo, vocês devem imaginar que eu não conseguiria mesmo escolher apenas dois lugares, hehe

London Eye

Da London Eye se tem uma visão panorâmica maravilhosa de Londres. Afinal, são 130 metros de altura!

London Eye Londres
London Eye

Quando a Pam me contou que faríamos um passeio pela London Eye, eu fiquei super, super empolgada; mas assim que chegamos lá e eu me deparei com uma roda gigante daquele tamanho, fiquei bem apreensiva. Como vocês já sabem, eu tenho medo de altura.

Mesmo com medo, fui empurrada pela minha filha e graças a insistência dela eu não me arrependo, de jeito nenhum; até a agradeci pelo empurrão. A vista é muito linda e o medo passa rapidinho. Como ela gira bem devagar, e eu fiquei impressionada com a cidade, nem percebi que estava tão alto, só queria saber de curtir, admirar tudo e tirar fotos. Valeu muito a pena e se voltar à cidade farei outra vez, com certeza!

primeira vez em londres De dentro da London Eye
De dentro da London Eye
Big Ben de cima da London Eye
Big Ben de cima da London Eye

Clique aqui e veja várias opções de passeios com a London Eye.

Passeio de barco pelo Tâmisa

Passear pela beira-rio já é uma delícia, ainda mais na beira-rio do Tâmisa, com tanta coisa bonita em volta. E passear de barco foi minha oportunidade de ver coisas lindas por outros ângulos. Por exemplo, é só de barco que conseguimos ter uma visão de baixo da Tower Bridge e ver a Catedral de St. Paul de longe.

Passeio de barco pelo Tâmisa
Passeio de barco pelo Tâmisa
Passeio pelo Tâmisa_Tower of London
Passeio pelo Tâmisa – Tower Bridge
Catedral de St Paul passeio de barco Tâmisa
Catedral de St Paul

Eu também estava receosa por esse passeio por medo de enjoar e porque estava sem o meu remédio, mas novamente minha filha me empurrou e eu adorei (e não enjoei nadinha). Nós fizemos o passeio no finalzinho da tarde e, embora estivesse ventando um pouco, eu adorei porque o pôr do sol deixou tudo mais bonito.

Cruzeiro pelo Tâmisa
Passeio pelo Tâmisa

Há muita oferta de passeios como esse, mas nós fizemos o passeio combinado com a London Eye. Dura 40 minutos, tempo que eu considero ideal pois dá pra ver tudo com calma e, ao mesmo tempo, não cansa. Mas, independente do qual você escolher, é bom chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência porque tem uma fila bem grande e o ideal é sentar na parte de cima do barco.

Neste link, dá pra ver os passeios com a London Eye e o Cruzeiro pelo rio Tâmisa que fizemos.

Musical “A Fantástica Fábrica de Chocolate”

Outro momento maravilhoso foi nossa ida ao teatro para assistir ao espetáculo “ A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Charlie and The Chocolate Factory” em inglês. Eu nunca tinha visto um espetáculo como esse, parecia coisa de outro mundo: atores excelentes (o menino Charlie é muito lindo), cenários maravilhosos, música, tudo. Saí de lá de boca aberta.

Musical Fantástica Fábrica de Chocolate
Musical Fantástica Fábrica de Chocolate

É importante saber que o espetáculo começa exatamente no horário. Nós quase perdemos o início porque a estação de metrô mais próxima (Convent Garden) estava fechada. Tivemos que descer uma estação antes (Leicester Square) e ir a pé, porque entre essas duas estações há muitos calçadões onde não passam ônibus. Por isso, é importante estar atento e se programar com antecedência.

De verdade, minha primeira vez em Londres foi realmente incrível. Só de lembrar já sinto uma saudade…

Musical Londres Fantástica Fábri ca de Chocolates
Primeira vez em Londres – Musical Londres Fantástica Fábri ca de Chocolates

Comer em um pub típico inglês

O pub é um estilo de bar tipicamente britânico, onde as pessoas vão encontrar amigos e beber cerveja. Os londrinos adoram esse lugar. Literalmente, tem um pub em cada esquina de Londres. É verdade!

E lá estávamos nós em nosso segundo dia em Londres. Eu, ainda cansada pelas várias horas de voo e pelo fuso horário, acordei de um cochilo no final da tarde e me deparei com a Pam me esperando para sair. Confesso que não estava muito animada, mas a insistência foi grande que eu decidi ir. Ela me falou que eu me arrependeria se não fôssemos jantar em um pub. Então, lá fomos nós.

E hoje, eu recomendo essa experiência a todas as pessoas que forem visitar a cidade. É um lugar diferente, um pouco escuro, decorado com muita madeira, divertido e com gente de todo tipo: grupos de amigos, casais, senhores, senhoras, famílias. A comida era ótima e o sistema de atendimento bem bacana também. Nós fizemos o pedido no caixa e pagamos na hora. Levamos as bebidas até a mesa e a comida foi servida por um garçom. Quando terminamos, não tinha conta pra pedir, simplesmente levantamos e fomos embora.

PUB Wetherspoon London
No Pub em Londres

Não achei caro também. Nessa rede de pubs que chama Wetherspoon, a média de valor de um prato combinado com bebida é de 9 libras. Tem opções mais caras, claro, mas achei bom o custo-benefício. Primeira vez em Londres, primeira vez em um pub. Check!

Andar no ônibus de turismo Big Bus

Fizemos esse passeio no último dia e amei! Gostei tanto que perguntei pra minha filha se poderíamos fazer de novo em outra cidade. Achei fácil porque dá pra conhecer muitas partes da cidade em um dia só, achei prático porque dá pra descer do ônibus e subir novamente quantas vezes quiser.

É ótimo também para pessoas como eu que precisam parar para descansar mais vezes, mas que não querem perder nem um minuto. Consegui ter uma visão mais geral da cidade e ver regiões que não estavam em nossa programação. Ah! Tem um áudio-guia (com traduação em português) explicando tudo sobre os pontos. É só pegar o fone na entrada do ônibus e se divertir. 😉

Nós usamos o Big Bus (que eu recomendo), mas vi várias empresas que oferecem esse serviço em Londres e também em outras cidades da Europa.

Big_Bus_Londres
Big Bus Londres (foto: wikipedia.org)

Acho que deu pra perceber o quanto gostei de Londres, né? Agora entendo porque minha filha ama tanto essa cidade, como ela até já escreveu aqui. Tudo foi demais: me deparar com o Big Ben (de dia e de noite), conhecer onde a rainha mora (Palácio de Buckingham) e ver os guardas dela, passar umas horas andando pela Oxford Street e a Regent Street, conhecer o Picadilly Circus, saber um pouco mais das histórias de terror de Londres no London Dungeon.

Entrada London Dungeon
Entrada London Dungeon
London Dungeon perto London Eye
London Dungeon fica literalmente do lado d London Eye

Ah! E passeio e comprinhas na Candem Town. Nossa, como eu gostei desse lugar. E olha que não conseguimos ver nem metade dele. Tá na lista pra próxima vez. Da primeira vez em Londres eu quero passar rapidinho pra segunda vez em Londres.

Primeira vez em Londres
Minha primeira vez em Londres

Tá na lista também conhecer o Madame Tussauds, o Museu Britânico e o Museu de História Natural, visitar mais parques (Hyde Park, Regent´s Park), a feirinha de Portobello em Notting Hill, tudo que estava planejado, mas não foi possível. No início, tínhamos planejado muitas coisas (já levando em conta que eu não poderia correr muito), no entanto, durante a viagem, fomos percebendo que precisaríamos de mais calma. Tudo pra eu conseguir chegar até o último dia com energia e disposição.

Londres, me aguarde que eu volto!

Dicas práticas pra uma viagem a Londres:

  • Na Inglaterra, o sentido dos carros é diferente. Eles andam pela esquerda. Então, é importante prestar atenção ao atravessar a rua: olhar sempre para os dois lados pra não se confundir.
  • Ter alguns trocados no bolso ajuda na hora de usar um banheiro público. Alguns cobram uma taxa de 1 libra.
  • Não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva, 1 xale ou moletom, na mochila/bolsa. O tempo muda bastante durante o dia e de uma hora para outra. Aqui, a gente dá dicas do que levar na bagagem.
  • Comprar ingressos e bilhetes pela internet. As filas são enormes e é bem cansativo ficar em pé por tanto tempo. Normalmente, dá pra comprar pelos sites oficiais ou por este site aqui que oferece muitos passeios no mundo todo.

Essa foi minha passagem maravilhosa por Londres. Espero que eu tenha passado um pouquinho dessa cidade incrível e da minha emoção pra vocês. Foi um sonho realizado!

Nossa viagem a Londres teve o apoio do Visit Britain, um órgão do governo britânico que tem como objetivo divulgar o Reino Unido aqui no Brasil. Eles nos apoiaram com os ingressos para os passeios e com o bilhete de transporte público. Queria só agradece-los!

Você também pode ler mais dicas e textos inspiradores de viagens, seguindo Contos da Mochila nas redes socias.

Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

Chá das cinco Londres
Chá das cinco
Ônibus dois andares Londres
Sempre no primeiro banco do ônibus de dois andares
Telefone vermelho Londres
O famosos telefone vermelho de Londres

 

12 COMMENTS

  1. Fui pra Londres sem muitas expectativas, só pq a passagem tava barata (milagre) e já queria ir pra Europa mesmo, mas me surpreendi! Hj sou apaixonada pela cidade!

    • Amanda, é exatamente assim! Quando ela começou a pesquisar a cidade, ela foi percebendo que Londres tem muita coisa “maior do mundo”, “mais alto do mundo”, etc… Foi uma risada só quando ela descobriu isso! :))

  2. Eliana, meu primeiro sentimento de Londres foi: mesmo tendo estudado por anos, não falo inglês! rs rs e depois de 1 dia tudo ficou lindo! Amei a cidade e quero voltar! beijos

  3. Gente, que demais esse post <3 Aliás, adorando a série da sua mãe postando por aqui no blog, acho demais essa experiencia!
    voces pegaram dias lindos em Londres!
    Beijo

LEAVE A REPLY