Transporte em Montevidéu. Como se locomover na cidade.

Montevidéu não é uma cidade tão pequena como você já deve ter ouvido falar. A parte urbana da cidade, aquela na qual você vai ficar mais tempo, não é grande mesmo, mas também não é pequena o suficiente para você conhecer inteira a pé, principalmente se você quiser sair do roteiro básico “cidade velha-pocitos”.

Se você tem interesse em explorar mais a cidade, não pode perder esse post sobre os principais bairros da parte urbana de Montevidéu.

Antes de começar a detalhar quais os principais meios de transporte em Montevidéu, que tal uma espiadinha no mapa pra entender como a cidade é?

Mapa_Montevideo
Mapa Montevidéu (fonte: Intendencia de Montevideo)

Com certeza, o mais bacana da cidade é que qualquer parte dela pode ser acessada muito, mas muito facilmente, pela Rambla. Assim, fica muito simples encontrar os lugares, mesmo que em bairros mais distantes. Nós nos guiamos o tempo todo pela Rambla e nos demos bem. 😉

Transporte em Montevidéu não é um problema pra nenhum viajante. Só aqui, eu listei seis formas diferentes de se locomover por lá. Todas super acessíveis.

#1 Alugando um carro em Montevidéu

Enquanto montávamos nosso roteiro, perguntamos a alguns amigos que já tinham visitado a cidade como eles se locomoveram por lá e descobrimos que o carro é o meio de transporte em Montevidéu mais utilizado por boa parte deles. E foi também a nossa principal escolha.

Como queríamos conhecer a maior parte possível da cidade, precisávamos de agilidade e, por isso, optamos pelo aluguel do carro. Mas é óbvio que não abrimos mão completamente da nossa super tradicional caminhada.

Andamos um montão a pé, mas o carro à nossa disposição foi fundamental para explorarmos melhor áreas mais distantes, como o bairro de Carrasco e o Parque do Prado, e também para termos mais liberdade durante nossos passeios à noite. Ah! E como o carro nos ajudou nos dias de chuva…
Nosso carro foi gentilmente oferecido pela locadora Alamo, uma das mais tradicionais da cidade, e sobre a qual faço uma avaliação mais detalhada no final do post.

carro alamo montevidéu
Nosso carro alugado

Como já expliquei um pouquinho no começo do post, é muito fácil se locomover de carro para todo lugar, principalmente porque a Rambla existe. Os 24 km de Rambla da cidade circulam toda a parte urbana mais turística. Assim, mesmo que o carro não tenha um GPS, é só pegar um mapinha, circular o lugar onde você quer ir, seguir pela Rambla o mais perto possível e entrar no bairro. Sem dramas, sem confusão e com uma vista linda.

Alguns pontos de atenção a considerar antes de alugar um carro:

  • preço da gasolina é bastante alto. Nós pagamos pouco mai de R$ 5,00/litro.
  • alguns hotéis como o nosso, Radisson, cobram taxa de estacionamento que não está inclusa na reserva.
  • a cidade está cheia de flanelinhas perto dos pontos turísticos.
  • não vimos muitos estacionamentos pela cidade, mas como era feriado não tivemos dificuldade em encontrar vagas na rua mesmo.

O motorista deve ser maior de 21 anos e ter mais de 2 anos de experiência como condutor. Além disso, eles também registraram o número do nosso cartão de crédito (tem que ser internacional, viu?) como garantia.

#2 Com os próprios pezinhos

Não é novidade pra ninguém que nossos pés são sempre nosso principal, e mais querido, veículo. Nesta viagem, mesmo com o carro à disposição, não abrimos mão deles, embora a gente não tenha andando tanto como em outras viagens que já fizemos.

A cidade é plana e arborizada, especialmente nos bairros de Pocitos, Punta Carretas e Carrasco. É também segura (embora não 100% segura) e muito bonita. Andando pela cidade, dá pra ver um pouco mais o cotidiano das pessoas, parar para observar as fachadas das casas e encontrar cantinhos escondidos.

casinhas pocitos montevidéu
Fachadas lindinhas em Pocitos

Dá pra usar a mesma estratégia do carro e usar a Rambla como guia, ou se aventurar por dentro dos bairros. As duas escolhas são encantadoras.

#3 Bicicleta

Tá aí outra delícia de transporte em Montevidéu. Exatamente pela característica plana da cidade, os amantes da magrela podem ir para qualquer lugar da cidade, mesmo. Seguir a Rambla continua sendo também uma excelente estratégia. É ou não é demais essa Rambla, gente?

bicicletas rambla montevidéu
Bicicletas na Rambla em Montevidéu

Há algumas empresas que alugam bicicletas na cidade. Infelizmente, nós não conseguimos experimentar e, por isso também, não consigo indicar nenhuma. Então, vou colocar aqui as empresas que estão listadas no guia “Descubra Montevidéu” feito pela Prefeitura.

Bike Tours Uruguay
Biking Uruguay
Orange Bike

Tem um sistema de Bicicleta Pública também.

É melhor você mesmo conferir os valores pelos sites ou entrando em contato com as empresas.

#4 Bus Turístico

Outra forma de transporte em Montevidéu bem fácil e prazerosa, mas não muito barata, é o Bus Turístico. E, pra quem está no rush, correndo e com pouco tempo, dá pra conhecer os principais pontos turísticos da cidade com certeza.

Mapa bus turistico
Mapa Bus Turistico

O sistema do bus é o hop on/hop off, aquele sistema em que você pode subir e descer quando quiser e quantas vezes desejar, desde que dentro da validade do seu ticket, claro. O passeio todo com 11 paradas, sem interrupção, dura mais ou menos 2 horas e 30 minutos, mas nós fortemente sugerimos que você aproveite o ticket e passeie o dia todo pela cidade, descendo do ônibus para conhecer os lugares.

Durante o verão, o Bus Turístico opera das 9h às 17h (horários de partida da Parada 1) e no inverno das 9h30 Às 15h30 (mesma Parada 1). A frequência dos ônibus é de 60 minutos, muitas vezes, tempo suficiente pra você conhecer tudo e mais um pouco.

No entanto, como são 11 paradas, e com frequência de 1 hora entre um ônibus e outro, você vai perceber que não dá pra descer em todos os lugares, ficar lá uma hora e subir novamente. Você precisaria de 11 horas pra isso e o Bus roda por 8 horas.

Assim, você pode otimizar seu percurso e, por exemplo, descer na Parada 3, conhecer as redondezas e ir caminhando até a Parada 4, que é pertinho. Dá mais uma voltinha por lá e pega o ônibus 1 hora depois. O mesmo dentro do Parque Prado (Paradas 7 e 8).

Outra opção seria começar o trajeto na Parada 2 (e pular a Parada 1 que é a cidade velha) e não descer na Parada 10 (Pocitos e Punta Carretas). E por que eu estou sugerindo isso? Porque você pode voltar no segundo dia e conhecer a cidade-velha a pé durante a manhã e Punta Carretas e Pocitos na parte da tarde. Aproveita e já fica em Pocitos pra jantar.

Posts Relacionados: Onde comer em Montevidéu: Parte 1 e Parte 2.

Há também a opção de ticket válido para dois dias que permite ficar dividir o trajeto em duas partes e ficar mais tempo nos bairros que mais gostar. 😉

#5 Transporte Público

Há 2 anos, o transporte em Montevidéu mudou e melhorou bastante. O governo criou o Sistema de Transporte Metropolitano (STM) que uniu os diferentes sistemas de ônibus em um único só.

transporte público montevidéu
Transporte Público Montevidéu (fonte: Descubri Montevideo)

E isso facilitou bastante a vida dos moradores, claro, mas a nossa também. Pra circular pela cidade, é só retirar o cartão STM nos postos autorizados http://www.montevideo.gub.uy/transito-y-transporte/tarjetas-stm/locales-de-atencion-a-usuarios-del-stm e abastece-lo com uma quantidade em dinheiro e sair usando. Ele é aceito em todos os veículos e pagando uma tarifa única dá pra usar quantos ônibus quiser dentro de uma hora ou duas horas. É só informar o cobrador qual seu tipo de viagem, que o valor correspondente será debitado do cartão.

No site oficial, tem uma ferramenta bem bacana chamada “como ir”. Nela, basta incluir ponto de partida e destino e a ferramenta mostra as opções de linhas de ônibus Prática e simples.

Os ônibus funcionam entre 6h e 23h45 todos os dias da semana, exceto nos feriados de 1 de maio, 1 e janeiro e são um bom e barato meio de transporte em Montevidéu.

#6 Taxi

Taxi é taxi em qualquer lugar do mundo, certo? Carrinhos com letreiros que você chama, entra, paga e pronto.

taxis em montevidéu
Taxi em Montevidéu (fonte: uruguai.org)

O sistema é sempre o mesmo, porém cada lugar tem características específicas. Em Montevidéu:

  • algumas corridas do aeroporto até os bairros são tabeladas por bairro, independente do lugar onde você vai parar. Na nossa vanzinha, todo mundo que foi pro centro pagou a mesma quantia (300 pesos).
  • à noite, domingos e feriados, a corrida fica 20% mais cara.
  • há uma divisória de vidro bem grossa que separa o motorista dos passageiros (proteção contra assalto, disseram eles).
  • o pagamento é feito utilizando uma portinha embaixo do vidro na qual você insere o dinheiro e retira o troco.
    nem todos os taxímetros mostram o valor final da corrida; alguns mostram quantas “fichas” foram consumidas e depois o motorista multiplica a quantidade de fichas pelo valor de cada de cada uma delas.

Transporte em Montevidéu nunca será um problema na sua viagem. A cidade não é grande, é bem organizada por placas (para carros e também de paradas de ônibus), a oferta de taxi é boa, e o melhor, ela é plana. Se o dia estiver de sol, arrisque-se a alugar uma bike e conhecer a cidade pela Rambla. Certeza absoluta que você não vai se arrepender.

Nossa avaliação sobre o serviço da Alamo.

O processo pra alugar é bem simples: dá pra fazer a reserva pelo site http://www.alamouruguay.com ou diretamente em uma das lojas. Nós assinamos um termo de responsabilidade e nos comprometemos a entregar o carro com o tanque cheio. Os funcionários foram atenciosos e nos ensinaram certinho a usar as principais funções do carro.

A retirada e entrega dos carros são realizadas normalmente nas lojas, no entanto, se o horário de chegada ou saída na cidade forem ruins, é possível organizar junto com a empresa a retirada ou entrega em horários e locais alternativos. Há um custo adicional pra isso que depende das condições, mas pode valer a pena em alguns casos.

Eles têm mais de 200 carros na frota e a grande maioria deles tem ASB e Airbag. O nosso carro estava em ótima estado de conservação, muito limpo e não deu nenhum problema durante os quatro dias de viagem. Tudo funcionou muito bem.

Importante: não se esqueça de fazer a inspeção do carro antes de assinar o termo de responsabilidade, pois, caso o carro sofra algum dano durante o tempo em que estará com você, será preciso arcar com o prejuízo.

Presente especial para nossos leitores: 10% de desconto no aluguel do carro até o dia 15 de novembro de 2015. É só imprimir essa página do blog e apresenta-la ou escrever essa informação na reserva online.

Saiba mais sobre Montevidéu:

Gostou do post? Então nos ajude a divulgar. Compartilhe, comente ou curta nossa página!

Acompanhe nossas novidades:

Você também pode ler mais dicas e textos inspiradores de viagens, seguindo Contos da Mochila nas redes socias.

Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

 Procurando hotéis em Montevidéu?

Se você reservar seu hotel por aqui, além de você conseguir os melhores serviços e preços, você ajuda este blog a ganhar uma pequena comissão e continuar vivo, sem gastar nada a mais por isso. Se você gosta do nosso conteúdo, apoie! ;)

*Nossa viagem a Montevidéu fio apoiada pelo Conglomerado Turístico de Monteivdéu. Todas as dicas e opiniões são 100% baseadas em nossa experiência. 100% autonomia editorial. 

Artigos Relacionados

A agência de intercâmbio faliu? E agora?

Como eu tenho alguns posts de intercâmbio aqui no blog, e trabalho com isso, tem uma GALERA me mandando perguntas sobre as agências que...

Uma semana em Vancouver: pequena lista de desejos

Sim, sim, sim, tem destino novo chegando aqui no blog. E desta vez, Paulinho e eu vamos levar vocês para uma parte do mundo...

Evitar o mal da montanha: nossa experiência no Tibete

Conhecer o Tibete foi uma das decisões de viagem mais maravilhosas que eu já fiz. UAU, como eu adorei esse lugar. Mas viajar para o Tibete,...

Parque Rodó, ar puro e muito charme no coração de Montevidéu

Não é segredo pra ninguém a minha paixão por parques e beira-rios. Descobri porque gostei tanto de Montevidéu: tem uma beira-rio encantadora (Rambla) e...

27 COMENTÁRIOS

    • Olá Mariana, espero que esteja tudo bem com você! Obrigada pela mensagem 🙂

      Normalemente os aplicativos funcionam com acesso à internet sim. Quando usei este em Montevidéu, era necessário acesso à internet também.

  1. Bom dia Pam, tudo bem? Eu e minha noiva vamos passar o carnaval em Montevideu pra fugir um pouco da muvuca do Brasil. Vamos ficar hospedado na Av 18 de julho e vi que não tem metrô. Você aconselha a ir andar de ônibus ? Os ônibus circulam até que hs a noite mais ou menos? Qual a média da diária do aluguel de um carro?

    Seu post me ajudou bastante. Obrigado

    • Oi Edigar, tudo ótimo e você? Muito obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Fico feliz que meu post tenha te ajudado.
      Olha, os ônibus em Montevideo são muito bons e não vejo problema nenhum em utiliza-los. Sobre o horário, sugiro que você confirme no site oficial que está no post, porque eles podem ser alterados durante o feriado. Sobre o aluguel de carro, o valor médio costuma de ser entre 70 USD e 100 USD/dia. Aproveitem Montevideo!!! 😉

    • Olá Thaiane. No dia 1 de maio, os ônibus não funcionam e somente alguns restaurantes ficam abertos, mas isso varia de restaurante para restaurante. Se você for a Montevidéu no feriado do 1 de maio, sugiro você se informar no hotel sobre os restaurantes que estarão funcionando. Normalmente, os do centro histórico fecham.
      Espero ter ajudado. 😉

  2. aluguei um carro da alamo pela decolar.com mas só agora vim ver que eles não estão presentes no aeroporto. no voucher só informa para pegar o carro da empresa que serei levado até a loja. queria saber se isso acontece e se tem alguma informação sobre isso?

    adorei o post!

  3. Pamela, boa noite. Apreciei muito as várias dicas e sugestões do seu site. Pretendo conhecer Montevideo, Buenos Aires e Colonia do Sacramento em janeiro/2016. Fiquei assustado e se possível gostaria de verificar esta informação com você: achei o aluguel de carro extremamente alto comparado aos valores dos EUA e mesmo do Brasil. Pelo site da Alamo, um período de 5 dias em janeiro/2016 saí por volta de US$ 750,00. É isto mesmo ?

    • Olá Rogério, tudo bem? Obrigada pela visita e pelo elogio. Fico feliz em te ajudar a planejar sua viagem. O valor do aluguel depende muito da época do ano (alta temporada), do tipo de carro (básico ou com muitos acessórios) e da sua logística. Por exemplo: se você quiser pegar o carro em Montevidéu e devolver em Buenos Aires vai ficar caro mesmo (e normalmente é assim em várias partes do mundo); já se você devolver no mesmo lugar que retirou, o preço cai bastante. Dá uma olhadinha nesse site (www.rentcars.com.br/?requestorid=129) que comprara preços em várias locadoras. Eu fiz uma pesquisinha rápida e o valor pode variar bastante, mas a Alamo sempre tem um dos melhores preços.
      Se precisar de mais alguma dica, corre aqui. Boa viagem!!!

  4. Menina você realmente fez um post completaço de transportes em Montevidéu. Já esta na minha lista de favoritos pra pegar todas as dicas quando for pra lá.

    • Obrigada Amanda! Fico super feliz em ajudar as pessoas a desbravarem lugares que eu gostei muito e Montevidéu foi um deles. E mais feliz ainda por você ter incluído a cidade na sua lista de favoritos. 😉

  5. Pam, com este post nem precisa pesquisar mais nada. Super explicadinha. Legal a opção do carro, acho que dá mais agilidade mesmo! Obrigada pela dicas!

  6. Oi Pam, post super completo! Não sabia que existia esse ônibus hop on, hop off aí (só passei 1 dia na cidade…), mas como Montevideo não é tão pequena assim é uma boa ideia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui