As últimas impressões de Joanesburgo

As últimas impressões de Joanesburgo

7
SHARE

E as primeiras impressões sobre Joanesburgo são as últimas?

Depois de quarto dias em Joanesburgo, não me considero uma super conhecedora do país e da sua cultura, mas me atrevo a reescrever sobre aquelas nossas primeiras impressões. Ah, também neste post, vou um pouco além e contar mais algumas coisas que descobrimos sobre o país.

De fato, simpatia como estamos acostumados na América do Sul não é o forte do pessoal. Caixas de supermercado, guardinhas de rua, guia do museu, até mesmo a nossa colega de casa (que não é a mesma que me alugou o quarto), todos demonstraram certa dose de antipatia nas mais diversas situações. Às vezes, até parecia que eles estavam fazendo um favor pra gente, mesmo quando não  estavam. Isso não faz de Joanesburgo um lugar para você excluir do seu roteiro de viagem, mas venha preparado.

Não presenciamos nenhuma outra situação de preconceito contra negros, asiáticos ou africanos depois daquela experiência de revista no avião. Pelo que descobrimos o pais tem problemas com imigração ilegal de outros africanos e isso afeta a relação da África do Sul com outros países. Por exemplo: soubemos que o processo de visto para sul-africanos virem ao Brasil é um pouco complexo porque existe uma rota de tráfico de drogas da Nigéria para o Brasil que passa pela África do Sul e, por isso, as autoridades têm um olhar especial para os negros de forma geral.

Já aquela história que o primeiro taxista nos contou sobre as pessoas serem 100% felizes não tinha nos convencido da primeira vez e não nos convenceu até agora. Primeiro o óbvio: achamos impossível 100% de felicidade. Segundo, porque sentimos na indiferença com que as pessoas nos tratavam uma espécie de rancor e de raiva e também alguma tristeza. Esse sentimento generalizado mantinha constante a sensação de que devíamos alguma coisa para eles.

E o cafezinho com “wifi free”mais caro no aeroporto? Passamos por isso mais disse vezes: uma no supermercado, em que a caixa nos devolveu um troco menor. A  outra situação foi com o taxista que cobrou um preço X para nos levar até o Lion Park, mas quando estávamos quase prontos para fazer o passeio queria cobrar outro. Não gostei de novo. “Como assim? Eram 22h30 da noite e o passeio começaria às 7hoo no dia seguinte.” No fim, o irmão dele que nos levou e só pagamos o que já havíamos cominado. Pra mim, quatro dias é muito pouco para dizer se esses comportamentos são gerais ou casos isolados, mas esteja preparado quando vier pra cá.

Não venha para a África só Sul esperando gastar o mesmo que na Ásia só porque você está na África. Alimentação e passeios não são tão caros, mas hospedagem e transporte pesam no orçamento do viajante independente. Explico.

Há alguns poucos bairros em Joanesburgo que são indicados para o turista se hospedar. Esses bairros são considerados mais seguros, uma vez que fazem parte região mais rica da cidade e, é claro, que isso encarece o orçamento. Optamos por um desses bairros, Parkville,  porque ficamos apreensivos com tudo o que lemos sobre segurança em bairros mais distantes. Além de mais caros, esses bairros também são longe dos principais pontos turísticos e por isso, não é possível ir a pé (também pelo fator segurança). Assim, se você fizer a mesma besteira que nós fizemos e esquecer de tirar a permissão intencional para dirigir, você não poderá alugar um carro e zanzar a toa por aí. Você vai precisar dos táxis para se locomover, porque o transporte público também não é aconselhável pela falta de segurança. Deu pra perceber que segurança é um tema presente na vida do viajante em Joanesburgo, certo?

 

Curiosidades da África do Sul

-Durante o estabelecimento da democracia no pais (em 1994), para incluir todos os grupos sociais e étnicos no processo de democratização, foram estabelecidas 11 línguas oficias, dentre as quais o inglês. Assim, dependendo da ascendência negra a que uma pessoa pertença, ela conhece uma quantidade de línguas. Já os brancos, só conhecem o inglês.

Então, vocês devem se perguntar: como as pessoas se conversam? Eu respondo: em inglês no primeiro momento. Em inglês a pessoa que aborda outra pergunta em que língua o interlocutor quer falar (se o interlocutor for negro). Se ambas conhecerem o idioma escolhido, Ótimo! Se isso não for possível, a conversa se desenrola em inglês mesmo. Isso acontece em uma abordagem frente a frente, quando se pode saber a cor do interlocutor. Quando a conversa é por telefone com uma pessoa sobre quem não se sabe a cor, o papo acontece todo em inglês mesmo.

-Joanesburgo é uma cidade bem nova, tem aproximadamente 150 anos, .  Lá pelos anos de 1886, foram descobertas as primeiras minas de ouro na cidade, que hoje é conhecida como a capital do ouro (Joanesburgo abriga a maior mina do mundo). As minas atraíram muitos ingleses e outros europeus em busca de riqueza, e também muitos africanos de todo continente, asiáticos e indianos; mas para trabalhar. O que nós descobrimos aqui é que a sementinha do apartheid foi plantada durante parte desse período, no início do século XX, quando houve um surto de peste bubônica entre os negros. As autoridades da época aproveitaram e iniciaram um processo de retirada de todos os negros dos chamados bairros multirraciais levando-os ao subúrbio. Soweto, a famosa periferia de Joannesburgo, onde Mandela viveu, é o resultado, décadas depois, desse processo de separação.

-Segundo um dos nossos taxistas, o Brasil, se ainda não está, vai ficar rico depois da Copa!!! Ele afirmou categoricamente que o dinheiro injetado na economia durante a Copa da África do Sul foi muito grande e que o número de turistas aumentou muito depois do evento.

 

-Alguns números interessantes:

1 kit kat com 4 tabeltinhos, 0,60 USD

Litro da gasolina, 0,55 USD

Big Mac lanche, 2,15 USD

Sorvete Magnum Classic, 1,5 USD

Café com leite médio no aeroporto, 2,5 USD

Aluguel/dia VW Polo com ar condicionado, 33 USD

 

No próximo post, vamos dar todas as dicas para você que decidiu visitar a África do Sul.

 

7 COMMENTS

  1. Bom dia ! vc poderia me dar ua sugestão do qto devo levar em dinheiro para as despesas como comida…despesas diárias…obrigada…qto eu gastaria por dia, por exemplo…

    • Olá Fernanda! O valor depende muito do seu estilo de viagem. Para uma viagem bem econômica, sugiro 60 dólares (comida + transportes) porque você vai usar muito táxi. Mas, se quiser um passeio mais sofisticado, sugiro separar pelo menos uns 80 dólares. Esses valores não contemplam a acomodação e os principais passeios, como safaris, por exemplo.

      Espero ter ajudado!
      Se quiser ficar a par de outros destinos e dicas, é só curtir nossa página no facebook: Contos da Mochila. 😉

  2. Olá queridos padrinhos! Nossa que delícia a viagem, estou amando o blog parabéns voces estão dando ótimas dicas!!!!!!!!!!!!! Mega interessante como planejaram tudo passo a passo, quantos paises orçamento tudo perfeitinho que orgulho de vocês! Passei o site para amigos da academia pois achei muito bacana a experiencia e a forma que estão compartilhando tudo!!
    Curtam muito e estamos sempre acompanhando cada passinho!!! Saudades ja! rs Bjsssssss

    • Rafa, querida!!! Que legal que vocês estão nos acompanhando!!! Estamos felizes de termos os amigos queridos pertinho e também de ajudar!
      Pode divulgar o blog e a fanpage à vontade!!!
      Estamos curtindo muito mesmo. Cada dia uma surpresa. beijos e saudades de vocês tb!!

  3. Pam, tenho um comentario a respeito da carteira internacional. Fui obrigada a tirar no meu ano de Au Pair e sabe pra que me serviu?? NADA! Tem mtos lugares que nao precisa, por exemplo EUA – Boston a sua do Brasil serve. Entao veja direitinho, pois possivelmente em alguns lugares vcs nao terao problemas!!! bjoooo e to adorando o blog

  4. Pam e Paulinho, parabéns pelo Blog. Estou adorando!! São dicas valiosas para quem vai viajar pela primeira vez e está a procura de um lugar diferente. Parabéns pela iniciativa e decisão!! Estou sempre acompanhando! 😉 Beijos.

    • Vanessita!!! Fico super feliz com seu feedback. Que delícia saber que estou ajudando e que está legal! Amei seu feedback sobre as fotos. Vou correr para descarregar algumas e postar pra vocês!
      beijos

LEAVE A REPLY