O que é um encontro de blogueiros de viagem

O que é um encontro de blogueiros de viagem

3
SHARE

Estreei no mundo “encontro de blogueiros” no dia 04 de setembro de 2015 e por três dias, lá em Curitiba, convivi com 30 blogueiros de viagem do Brasil todo. Passamos todo o feriado da Independência conhecendo a cidade, dando muita risada e aprendendo coisas novas pra caramba. Posso dizer que estreei em grande estilo e muito bem acompanhada, obrigada!

Por ter sido o primeiro e pela absoluta novidade em tudo, não quero perder essa memória. Por isso, decidi registrar minha experiência aqui e contar para os curiosos de plantão o que acontece em um encontro de blogueiros de viagem.

Um encontro de blogueiros, dois encontros, vários encontros

Os encontros de blogueiros de viagem acontecem o ano todo, em várias cidades do Brasil e do mundo. Na maioria, eles são organizados pelos próprios blogueiros que moram na cidade com o apoio do governo local e de patrocinadores e parceiros.

Brindes Curitiblogando
Presentes que ganhamos dos patrocinadores e apoiadores do evento

Há dois anos, blogueiros de Curitiba se uniram para organizar o primeiro encontro de blogueiros na cidade. Assim nasceu o Curitiblogando e eu participei da 5ª edição. Nas palavras dos próprios membros, Curitiblogando é: “uma rede colaborativa e organizada de blogueiros de viagem e turismo de Curitiba que promove encontros e atividades entre eles e convidados de outras cidades do Brasil e de outros países.” Se quiser conhecer mais sobre a rede é só clicar aqui.

Jardim Botânico Curitiba
Jardim Botânico

Basicamente, os encontros têm alguns objetivos em comum. Promover o relacionamento entre blogueiros (e consequentemente a troca de informações e aprendizados) e divulgar a cidade e seus atrativos. A nossa contrapartida (ou seja, dos blogueiros participantes) é contar pra vocês o que nós achamos da experiência, com toda honestidade e transparência possível. Em nenhum momento, somos obrigados, remunerados ou forçados a relatar alguma coisa que não vivemos ou “falar bem do que não gostamos”.

Tudo começa muito antes do início

Ele começa, na verdade, no dia da divulgação. Quando todo mundo que quer participar do evento curte e comenta as postagens dos organizadores. Normalmente, é um frison: gente feliz, gente ansiosa, gente triste porque não vai poder ir e gente que já participou. Ali, todo mundo já começar a se conhecer.

Na maior parte das vezes, um encontro de blogueiros tem mais interessados do que número de vagas, então, a saída da organização do encontro é realizar uma seleção. Assim que os blogs selecionados foram chamados, o pessoal do Curtitiblogando criou um grupo fechado no facebook que tinha dois objetivos principais: colocar os blogueiros em contato e oferecer informações e novidades sobre o encontro. A cada nova informação, a comoção era geral: “Ai que delícia”, “Não vejo a hora”, “Quero que chegue logo” e por aí vai. Todo mundo surtando com as novidades e com os passeios que faríamos.

Uma semana antes da abertura do encontro, praticamente todo mundo já era amigo de facebook e muitos já se chamavam por apelidos. E, por causa dessa intimidade, quando nos conhecemos pessoalmente parecíamos amigos de infância. Eu até já chamava as pessoas pelo começo do nome: Mary, Fe, Isa, Dudu, De, Sthe, etc.

Blogueiros no Kuritbike
Uma parte dos blogueiros no Kuritbike

Curitiblogando, o encontro

E foi nesse clima de “Má, Aninha, Paty e Juninho” que começamos a explorar Curitiba. Os dias estavam completamente cheios de atividades. Quando eu falo ninguém acredita, mas cansa! Cansa mesmo, gente. Durmimos em média 5 horas por noite e chegamos a ter que almoçar em 15 minutos. Mas que canseira boa!

Bar Soul Rock Curitiba
Balada no Bar Soul Rock (olha porque a gente cansa, hehe)

Em três dias, nós visitamos o Jardim Botânico e vimos o pôr-do-sol no Parque Tanguá. Participamos de quatro tours bacanérrimos (cervejaria Bier Hoff, Centro Histórico, Curitidoce (tour de doces) e Kuritbike (tour de bike). Assistimos palestras bem interessantes e comemos muuuuito. Rolou uma balada ótima no Bar Soul Rock e happy hour na cervejaria Bier Hoff. Ainda sobrou um tempinho para visitarmos o MON (Museu do Olho / Oscar Niemeyer) porque nosso passeio de trem até a cidade de Morretes (considerado um dos passeios de trem mais bonitos do Brasil) foi interrompido pelo descarrilamento de um vagão no trem que estava na nossa frente.

Parque Tanguá Curitiba
Pôr do sol Parque Tanguá
Tour Centro Histórico Curitiba
Tour Centro Histórico Curitiba
Curitidoce Curitiba
Curitidoce Curitiba
Pedalando Kuritbike
Pedalando Kuritbike
Cervejaria Bier Hoff
Cervejaria Bier Hoff
museu do olho curitiba
Museu do Olho (Museu Oscar Niemeyer)

Entre uma pausa e outra, rolaram dicas de fotografia, ideias de posts coletivos, dicas pra trabalhar as redes sociais, muitas histórias de viagem, além das conversas fiadas e piadas infames. Ri muito até doer as bochechas e a barriga. Comi salsichas alemãs e carne de onça, tomei sorvete italiano e sopa de brigadeiro.

Blogueiros no Curitiblogando
Blogueiros no Curitiblogando

E comecei a sentir saudades antes de acabar. Você também sentiria o mesmo no meu lugar, não?

E pra ajudar a matar essa saudade e dar dicas pra vocês do que fazer (de muito legal) em Curitiba é que eu começo uma série de posts sobre esse encontro de blogueiros, e essa cidade, que me deixou muita história pra contar. Nãp perca! 😉

Quem fez acontecer

Anna Martinelli e Mariana Fachin (Blog Finestrino), Carol Moreno (Blog Mochilão Trips), Jr Caimi (Blog Tip Trip Viagens), Juliana Cristine (Blog Juju no Mundo), Leidinara Batista (Blog Férias Now) Robson Franzói (Blog Um Viajante)

Quem foi também

Angela Sant’Anna (Blog Apure Guria), Amanda Fernandes (Blog Marola com Carambola), Anna Barbara (Blog Nós no Mundo), Daniele Polis (Blog Trippolis), Denise Tonin (Blog Viajante Solo), Dudu Monteiro (Blog Dudu Afora), Eloah Cristina (Blog Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Blog Tá Indo Pra Onde), Isabela Bastos (The Life of Isa), Juliana Rosa (Blog Trip Feeling), Mariana Yusim (Blog Viajadora), Monique Renne (Blog Melhores Destinos), Pamela Campos (Blog Contos da Mochila), Patricia Furlan (Blog Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Blog Seu Mochilão), Rafael Leick (Blog Viagem Primata), Rafaella Machado (Blog Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Blog Territórios), Sthefania Memelli (Blog Sthe On The Road).

Você também pode ler mais dicas e textos inspiradores de viagens, seguindo Contos da Mochila nas redes sociais.

Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

 

patrocinadores apoiadores Curitiblogando

 

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY