Roteiro pela Europa: 15 dias especiais pra quem vai pela primeira vez

Roteiro pela Europa: 15 dias especiais pra quem vai pela primeira vez

20
SHARE
Europa Roteiro_imagem destaque
Europa Roteiro_imagem destaque

Apresentando para quem ainda não conhece, esse post faz parte do projeto Travel 60+. Aproveitando a primeira viagem da minha mãe de 60 anos para fora do Brasil, montei esse projeto para encorajar a melhor idade a viajar pelo mundo também.

Aqui, você pode ler um pouco mais sobre o projeto e aqui, ler o primeiro post da minha mãe, Eliana, contando sobre os medos e as expectativas dela.

O primeiro passo é criar coragem. O segundo é pensar em um roteiro básico. Sim, antes mesmo de pensar em dinheiro (e para começar a pensar em dinheiro) é preciso saber para onde você quer ir. Primeiro as cidades, depois as atrações. Na verdade, pra se planejar financeiramente não precisa saber todas as atrações não, mas é preciso saber “estimar” alguns valores. Prometo que falo melhor sobre isso no próximo post.

Para montar nosso roteiro pela Europa, minha principal preocupação foi incluir tudo o que minha mãe quer ver e que também respeitar os limites dela. Como ela mesma já falou, ela sofre com algumas dores nos joelhos e pés, e essas dores dificultam um pouco as caminhadas mais longas. Por isso, o ritmo será mais lento, mas queremos aproveitar cada minuto com muita intensidade.

Então, bora lá que são 15 dias de muita alegria!!!

Post Relacionado: Como montei o roteiro do meu mochilão.

Começamos pela Bélgica. Como já comentei neste post sobre Bruxelas, temos dois primos muito queridos morando lá. E, como é minha mãe quem manda no pedaço, a primeira coisa que ela pediu foi para que fôssemos visita-los.

A segunda dica sobre roteiro que minha mamis me passou foi dizer: “eu queria tanto tomar um café nas ruas de Paris…”. Nem preciso terminar a frase pra vocês saberem que Paris está no nosso roteiro pela Europa.

Mas nós queríamos incluir mais um destino. “Já que vou pra Europa, quero aproveitar”, ela disse. Mas estava impossível decidir. Afinal, são tantas opções. Um dia, minha mãe me falou: “não sei, qualquer lugar tá bom. Deve ser tudo lindo”.

E eu vou dedicar um abraço especial no próximo post pra quem acertar qual foi a minha sugestão! Podem fazer suas apostas aí embaixo na caixa de comentários. Valendo!!!

Olha o suspense…

Que rufem os tambores…

Londres, claro!

Lógico que eu sugeri Londres. Mas mais do que incluir Londres em nosso roteiro pela Europa porque eu simplesmente a amo, eu também quero mostrar para minha mãe quem é a responsável por esse meu fascínio pelo mundo. Por que Londres, e tudo o que meu intercâmbio representou, me mudaram e me fizeram a pessoa que sou hoje.

Lugares decididos, começamos a investigar o que ver em cada um deles. Nesse momento, minha mãe, como quem não quer nada, fala: “mas nós não vamos pra Amsterdã?”

-“Mãe, o que você quer ver em Amsterdã?”

-“Não sei”

-“Nada em especial? Então porque você quer ir?”

-“Porque eu adorei o post que você escreveu sobre lá.”

Não dá vontade de amassar a minha mãe, gente? <3 Como resistir a uma sugestão feita dessa forma?

Mas como combinamos de viajar só por 15 dias, a inclusão de mais um lugar faria a viagem ficar mais apertada e mais rápida. Como vocês sabem, eu adoro viajar em slow motion, devagar, saboreando cada pedaço da cidade (e minha mãe precisa que a viagem tenha um ritmo mais lento) inclui Amsterdã, mas ficaremos apenas um dia e meio.

O resultado final ficou assim. Esse mês de agosto promete!

Saída do Brasil: 11/08. Volta para o Brasil: 27/08.

  • Londres – 12-17 (4 dias)
  • Amsterdã – 17-18 (2 dias)
  • Bruxelas – 19-21 (3 dias)
  • Paris – 22-27 (4 dias)

Lembrando sempre que o dia de viagem é um dia perdido. Por isso, Londres e Paris têm quatro dias. Esses dias são quatro dias inteiros. Eu prefiro ganhar algumas horinhas inesperadas, do que me preparar para fazer um monte de coisa e estar super cansada.

Roteiro pela Europa – Londres

Tower Bridge Londres
Tower Bridge Londres

Imaginem a quantidade de coisas que eu quero mostrar pra minha mãe em Londres… Foi muito triste cortar lugares que eu amo (parques, bairros e museus), mas essa é a vida.

Post Relacionado: 5 passeios para fazer em Londres

Começamos pela rota clássica: Margens do Tâmisa e Família Real. Parlamento (e Big Ben), voltinha na London Eye, Abadia de Westminster, passeio de barco pelo rio, vista da cidade do The Shard, Tower Bridge, London Tower, Palácio de Buckingham. Também queremos assistir ao London Dungeon.

Não podem faltar as passadinhas pelos parques Hyde Park Corner, Green Park e St James Park. O Museu Britânico e o Museu de História Natural também estão na lista. Além disso, vamos ao Madame Tussauds, Picaddily Circus, Oxford Street (comprinhas na Primark) e assistir um musical: A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Ainda quero levar minha mãe pra conhecer dois dos bairros que eu mais gosto na cidade: Candem Town (e o Candem Market) e Notting Hill (Portobello Market). Também quero mostrar a estação de trem Kings Cross (junto com a loja do McDonald’s que eu trabalhei 8 anos atrás) e fazer um almocinho no Queen of Hoxton, um rooftop lindo, que este ano homenageia Cuba (é muito amor pra um rooftop só).

Parece muita coisa, mas a maioria delas estão concentradas e ainda sobra um espacinho para o inesperado, ou para descansarmos.

Roteiro pela Europa – Amsterdã

Centro de Amsterdã
Centro de Amsterdã

A passagem por Amsterdã será bem rápida e quero que minha mãe aproveite muito a vida externa da cidade, que eu amo: uma passadinha no Voldenpark e caminhadas leves pelos canais. Também vamos uma noite ao Red Light Ditrict para conhecer um pouquinho o trabalho das garotas de programa. E claro, observar o incrível trânsito das bicicletas, de preferência tomando um café na calçada.

Infelizmente, não teremos tempo de passar no museu do Van Gogh, um dos melhores museus de um pintor que eu já fui até hoje (Sério!).

Roteiro pela Europa – Bruxelas e Bruges

Grand-Place Bruxelas
Grand-Place Bruxelas

Em Bruxelas, nosso interesse principal é passar um tempo delícia com meus primos. Mas a cidade é muito bonita e tem a praça medieval mais linda de todas, Grand-Place. Não posso permitir que minha mãe não a veja. Também vamos mostrar a ela o Manekken Pi, o Atomium, a Mini Europa e Parque do Cinquentenário. E claro, terão as paradas obrigatórias nos meus dois lugares preferidos para comer waffle em Bruxelas. Sim, bom mínimo, 1 waffle por dia, rs.

Vamos dedicar um dia para ir a Bruges e fazer as famosas caminhadas pelos canais, explorar a Praça do Mercado e admirar a arquitetura incrível da cidade. Dia mais tranquilo, com direito a um almoço despretensioso, ideal para recarregar as baterias.

Vou deixar o terceiro dia em aberto: se minha mãe estiver com muito pique, podemos ir para Gent, Antuérpia ou Dinant. Se minha mãe estiver mais cansada, vamos passear tranquilamente por Bruxelas e aproveitar pra descansar.

Roteiro pela Europa – Paris

Arco do Triunfo Paris
Arco do Triunfo Paris

A tão sonhada Paris. Minha mãe ficou até perdida de tanta coisa que ela queria fazer aqui. Mas o melhor de Paris é conhece-la a pé, com tempo e disposição pra descobrir muitos lugares charmosérrimos. Por isso, planejamos o básico e quero tentar algumas supresinhas no meio do caminho.

Também tem o roteiro clássico: Torre Eiffel (e a subida noturna pra apreciar a cidade), passeio pela Champs-Élysées, Arco do Triunfo, Montmartre, Sacré Coeur, a lindíssima Catedral de Notre Dame, Museu do Louvre, Praça da Concórdia e passeio a pé pelas margens do Rio Sena.

O Jardim de Luxembrugo (que eu adoro), Molin Rouge e a Galeria La Fayette também estão incluídos no nosso roteiro. Ainda queremos tentar visitar a Universidade de Sorbonne e arredores e o jardim suspenso Promenade.

Eu quero muito que minha mãe conheça o Palácio de Versalles, e o jardim, principalmente! <3

 

Estamos muito ansiosas por tudo isso. Além da magia e beleza de todos os lugares que vamos visitar, será nossa primeira viagem juntas, só nós duas!

Queremos muito respirar o ar dos lugares, observar as pessoas, admirar a arquitetura, conhecer a história, comer comida local e andar pelas ruas. Eu adoro fazer isso e tenho certeza que minha mãe irá adorar também.

Parece bastante coisa… e é! Pra dar conta de tudo, vamos também usar bastante transporte público e aproveitar os lugares ao ar livre pra um piquenique de descanso de vez em quando. Não deixem de acompanhar tudo pelas redes sociais. Vamos postar conteúdo diariamente e quase todo hora! 😉

No próximo post, não perca os preparativos finais e um pouquinho do nosso planejamento financeiro. Só faltam 8 dias… Se eu já estou com o coração na boca, imagem minha mãe?

E nós esperamos os comentários e sugestões de vocês, viu? Facinho… Só escrever aí embaixo, logo no final do post!

Olha as nossas redes sociais aqui:

Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila

Obrigada por ler! <3

20 COMMENTS

  1. Olá, Pam! Eu e minha esposa vamos de 12 a 28 de Janeiro. Tem 2 shows que estou planejando de ir, sendo um na Suíça e outro na Holanda. Eu comprei uma passagem promocional e por este fator nossos voos de ida e volta são para Portugal. Vc tem alguma sugestão que contemple Inglaterra, Itália, França e Espanha sendo que o show em Amsterdã é dia 17 e o de Zurich é dia 24.

  2. Oi pam. Eu e meu noivo queremos passar 15 dias na Europa eu sempre sonhei em conhecer a Irlanda é o lusar que não abro mão de forma alguma. Então se começar por essa ordem: Irlanda, Londres, Paris, Itália… Acha que daria? No sentido de não ficar contraditório. Obrigada

    • Oi Carla, superobrigada pela visita e pelo comentário.
      Não acho que nenhuma viagem é contraditória, mas acho o roteiro um pouquinho puxado para 15 dias. se você sonha em conhecer a Irlanda, provavelmente vai querer passar vários dias lá e cidade como Londres e Paris precisam de pelo menos 5 dias em cada uma (na minha humilde opinião). Já a Itália é uma país maravilhoso de norte a sul.
      Mas é claro que dá pra conhecer as capitais em menos tempo, pelo menos os pontos principais. É só você planejar direitinho que vai ficar bem legal.
      Espero que seja incrível! bjs

  3. Olá Pam. Minha filha quer passar o aniversário na Itália, mas como não é sempre que podemos ir a Europa, gostaria de aproveitar mais lugares, como iniciar por Roma, conhecer outros pontos da Itália, parada rápida na Suiça, Alemanha e Amsterdam. Serão em torno de 15 dias. O que você acha? E custo pra tudo isso? Vc sujere média de quanto? E quanto às passagens qual lugar você indica? É minha primeira ida a Europa

    Desde já agradeço. Beijosss

    • Olá Luana! A Europa é um continente maravilhoso e é bem difícil mesmo escolher. Mas como vocês terão 15 dias eu sugiro que vocês aproveitem pra conhecer países mais próximos da Itália. Amsterdam fica um pouquinho mais longe, mas vocês podem sim colocar a Suíça e a Alemanha, com passagem de volta pro Brasil da Alemanha. O custo é muito relativo porque depende do tipo de viagem e das cidades que vocês vão visitar. Eu gosto bastante do site que dá uma ideia bem legal do custo de cada cidade. O link aqui: https://quantocustaviajar.com
      Aproveitem cada minutinho, porque será incrível! Beijos

  4. Oi Pam. Eu, minha esposa e meu sobrinho estamos planejando uma viagem de quinze dias para a Europa, mas nós só podemos ir na segunda quinzena de dezembro. Vale o sacrifício por causa do frio? Obrigado.

    • Oi Marcelo, tudo bem?
      Obrigada por visitar no blog e pele seu comentário.
      Olha, eu sempre acho que vale a pena a viagem. A Europa é linda no inverno, toda enfeitada e há mercados de Natal incríveis!
      Quanto mais ao norte, mais frio… Ou seja, Espanha, Portugal, sul da França, sul da Itália têm temperaturas mais amenas que Inglaterra, Holanda, Irlanda, Alemanha.
      Mas saiba que eles estão super preparados para o frio e os ambientes fechados são climatizados.
      Quais países vocês estão pensando em ir?
      um abraço

  5. Olá, Pam!

    Suas dias são excelentes e muito valiosas, principalmente pra quem fará uma Eurotrip pela primeira vez… Parabéns!

    Estou verificando passagens para o seguinte roteiro em Outubro:

    16 – 19/10 – Madrid
    19 – 23/10 – Barcelona
    23 a 26/27 – Paris
    26/27 a 30/10 – Londres (StopOver)

    Madrid pra Barcelona de trem, já de Barcelona pra Paris penso em um vôo curto (RyanAir), assim como de Paris pra London.

    O que você acha ?

    As passagens/ingressos que você ganhou do VisitBritain, eles costumam gerar algumas cortesisas caso entre em contato, etc ou foi algo em específico pra vocês por exercerem esse trabalho de apoio etc?

    Obrigado novamente, e parabéns pelo belo trabalho de apoio!

    • Olá Gabriel, tudo bem?
      Obrigada pelos comentários. Fico realmente feliz em ajudar! 🙂
      Achei o roteiro ótimo, dado o tempo que você tem. Eu pessoalmente optaria por Madrid ou Barcelona pra poder curtir as cidades com mais tempo, mas se vocÊ não quer abrir mão de nenhuma idade, acho que esta muito bom.
      Sobre os ingressos, nós fizemos uma parceria de trabalho com o Visit Britain para divulgar o destino para os viajantes.
      Espero ter te ajudado! um abraço

  6. Olá Pam, gostaria da opinião sua opinião. Organizei uma trip pra mim e minha esposa para outubro deste ano. O que acha?

    17/10 – Chega em Paris
    18/10 – Paris
    19/10 – Paris
    20/10 – Paris
    21/10 – Viagem de Paris a Roma
    22/10 – Roma
    23/10 – Roma
    24/10 – Roma
    25/10- Partida de Roma para Amsterdã (Pretendo pegar um vôo pra chegar bem cedo)
    26/10 – Partida Amsterdã para Barcelona (Vôo a noite)
    27/10 – Barcelona
    28/10 – Barcelona
    29/10 – Barcelona
    30/10 – Partida Barcelona para Lisboa (Stopover da minha passagem de volta pela Tap de 20hs )
    31/10 – Partida de Lisboa para Brasil.

    • Oi Júnior, tudo bem?

      Obrigada pela mensagem e pela visita ao blog. Adorei o roteiro: sem pressa, conhecendo as principais cidades e com stopovers inteligentes. Vocês vão amar a viagem.
      Depois voltem pra cá e contem pra gente como foi. 😉

  7. Oii, descobri blog hoje e já estou adorando!! Quero fazer este mesmo roteiro com minha mãe, só que não estou achando a tua “organização financeira” que vc postou ali! Pode me mandar o link… para poder ter uma ideia? obrigado

    • Olá Bruna,

      Ah, muito obrigada pela visita ao meu blog. Fico feliz em ajudar.
      Olha, organização financeira é uma coisa muito particular. Depende bastante do estilo de viagem de cada um. Eu faço coaching de viagem e posso te orientar quanto a isso. Se tiver interesse, é só me escrever contosdamochila@gmail.com e posso te passar detalhes. Um bj

    • Oi Fernanda, obrigada pela mensagem e pela sua visita. 😉

      Gasto é sempre muito relativo, viu? Mas um orçamento médio para uma viagem a Europa fica entre 100 e 150 euros/dia, dependendo do nível de conforto e passeios que você vai querer.

      Espero ter ajudado.

LEAVE A REPLY